AM conta com investimento de mais de R$ 250 milhões para pavimentação de ramais para 2020 e 2021

Garantir o desenvolvimento socioeconômico, uma mobilidade mais digna e obras mais duráveis. Esses são os principais fatores que compõem o planejamento em infraestrutura voltado para os ramais do Estado do Amazonas para este ano. Com um investimento na ordem de R$ 256,3 milhões, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) planeja para os anos de 2020 e 2021 realizar obras, serviços de recuperação e implantação de mais 263,67 quilômetros de ramais no interior do estado.

Entre as cidades inseridas nesse pacote de obras estão Autazes, Careiro Castanho, Coari, Iranduba, Itapiranga, Silves, Manaquiri, Tabatinga, Tefé, Borba, Fonte Boa e Manicoré. Os investimentos têm o objetivo de fazer a interiorização das obras do estado para diminuir a disparidade social e econômica entre interior e a capital e desenvolver obras que sejam funcionais e duráveis. Nesse aspecto, o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, explica a importância de construir ramais rodoviários no Amazonas que possuem, entre outras características, acostamentos, seis metros de largura e sinalização horizontal e vertical, com o foco na durabilidade das vias.

“Ramais pavimentados são a grande diferença atualmente. Resolvemos fazer a pavimentação dos ramais com largura de rodovia dentro das normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é o órgão que dá as diretrizes para a execução de projetos e execução das rodovias brasileiras, dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso vai possibilitar com que ano após ano nós possamos executar novos ramais e fazer novas obras e deixar obras duradouras para o povo amazonense”.

Carlos Henrique enfatiza que esse tipo de trabalho se diferencia aos desenvolvidos em anos anteriores nos ramais do Estado. “O Amazonas sempre teve, em sua grande maioria, ramais sem o asfalto e que fugiam completamente das boas práticas da engenharia e, por conta disso, todos os anos era preciso fazer aqueles serviços de manutenção nos mesmos locais e nas mesmas cidades, fazendo com que o dinheiro público não surtisse o efeito desejado de levar o desenvolvimento”.

Ramal do São José antes

Melhorias – Atualmente os municípios de Autazes, Careiro Castanho, Iranduba e Tabatinga e os demais os ramais que estão sendo colocados em licitação já contam com projetos e execução de pavimentação. Exemplo disso é o Ramal do São José, localizado no km 68 da Rodovia BR 319, próximo à cidade de Careiro Castanho (a 55 quilômetros de Manaus). Após 20 anos de existência, o ramal recebeu asfalto em seus 14,5 quilômetros de extensão. O ramal teve um investimento de R$ 7,8 milhões e recebeu obras de pavimentação, drenagem superficial e profunda, e sinalização horizontal e vertical.

Ramal do São José depois

Ao longo do Ramal moram cerca de 200 famílias que vivem da produção da farinha de mandioca, macaxeira, goma, melancia, além da pecuária e outras pequenas culturas de subsistência. Nele mora Clebson de Souza Freitas, agricultor de 35 anos, com sua família. O direito de ir e vir com mais dignidade é o principal benefício, segundo ele. “O principal benefício que o ramal traz agora asfaltado é a possibilidade do meu filho ir e voltar da escola porque antigamente era estrada de barro e não dava para fazer isso. Além disso tem também a melhoria no escoamento do produto que a gente cultiva aqui para a cidade. Agora ficou mais fácil; (o ramal) dá lucro pra nossa família e melhorou a situação de toda a comunidade”.

Investimentos no Careiro Castanho – Em fevereiro deste ano, o Careiro Castanho ganhou o Ramal do Cinturão Verde totalmente pavimentado em seus 9,5 quilômetros de extensão. Ramal está localizado no Km 83 da BR-319. Para este ano, a Seinfra vai executar a recuperação de três importantes ramais no município do Careiro Castanho, que somam investimento de R$ 22.951.785,39 e totalizam 27 km de extensão. Os ramais são: Ramal do Mamori, no km 64 da BR-319; Ramal do 11, no km 11, na rodovia AM-254; e no Ramal da Cabeceira do Purupuru, situado no km 22 da BR-319.

Novos ramais em Autazes- O Governo do Amazonas já concluiu mais quatro ramais na cidade de Autazes. São eles: Ramal do Rio Mutuca, com 11,2 km de extensão, localizado no km 52 da AM-254; Ramal da Açupuranga, com 6,15 km de extensão, localizado no km 39 da AM- 254; Ramal do HSL, com 8,7 km de extensão, localizado no km 46 da AM-254; e Ramal do Jatuá, com 4,5 km de extensão, localizado no km 46 da AM-254. O investimento é de R$ 42,9 milhões e totaliza mais 30,50 quilômetros de ramais pavimentados na localidade.

2019 – Em 2019 o Governo do Amazonas investiu R$ 82,49 milhões na recuperação de 210 quilômetros de ramais dos quais 138,9 km foram lançados no ano passado. As obras em ramais fazem parte do pacote de obras do Governo do Estado, presentes nos municípios do Careiro Castanho, Guajará, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Autazes, Manaquiri e Rio Preto da Eva, dentre outros.

Só no fim do ano passado foram entregues nos municípios de Autazes e do Careiro Castanho os ramais do Rosarinho e Iguapenú, em Autazes; e do Cinturão Verde, no Careiro Castanho. O ramal do Rosarinho faz a ligação do município de Autazes com o rio Madeira, fazendo a ponte com Nova Olinda do Norte e Borba. Em 2019, Autazes ganhou 46,27 quilômetros de Ramais.

IMAGENS: Divulgação/Seinfra

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana: Alessandro Bandeira (99119-5792), Eduardo Silva (98130-3990), Midiã Viana (99289-7724) e Tiago Corrêa (98249-0635).