Aplicação de asfalto no bairro Donga Michiles, em Maués é acompanhado de perto pela Seinfra e UGPE

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) trabalha para recuperar o sistema viário dos 61 municípios e da capital do Amazonas. Neste final de semana, o secretário Oswaldo Said esteve em Maués (a 268 quilômetros de Manaus) e acompanhou, junto com Claudemir Andrade, coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o início da aplicação de 300 toneladas de asfalto nas ruas do bairro Donga Michiles, considerado um dos maiores da cidade.

Com mais de 10 vias, os serviços no bairro devem ser finalizados em duas semanas.  “O asfalto que estamos utilizando em Maués é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), que tem a espessura de cinco centímetros, é algo de muita qualidade e nós vimos isso de perto nesse final de semana no bairro Donga. É uma felicidade fazer parte do governo de Amazonino Mendes, que está com obra em todos os municípios e também em Manaus, tudo isso para levar mais qualidade de vida a população”, comentou o secretário Oswaldo Said.

A rua Maria das Graças Nogueira, do bairro Donga Michiles, foi uma das primeiras a ser recuperada. Os serviços concluídos foram aprovados pelos moradores da área, como o comerciante Jackson Nascimento, 55, que está bastante satisfeito com o resultado. “Estou muito satisfeito com o resultado desse trabalho que melhorou 100% a nossa vida aqui no Donga. Agradeço muito ao governador Amazonino (Mendes) e tenho certeza que os trabalhos vão continuar, Maués precisava disso, nossas ruas estavam em uma situação muito ruim, mas agora tudo começa a melhorar”, comentou o comerciante, morador do bairro Donga há 20 anos.

Na segunda-feira (1º/10), um trecho da Estrada dos Moraes, uma das principais da Terra do Guaraná, também começou a receber os serviços de pavimentação asfáltica. Até o momento foram executados 6,5 quilômetros de asfalto em Maués. No bairro José Esteves os trabalhos já foram concluídos, no Santa Tereza faltam apenas duas ruas, que ainda precisam receber terraplanagem.

Os trabalhos começaram em maio deste ano e o com investimento de R$ 13.988.187,69 devem beneficiar 136 ruas de 11 bairros do município.

Prosai em Movimento – Além da recuperação do sistema viário, o Governo do Amazonas em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também trabalha através do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), na revitalização das lagoas do Maresia e do Prata.

Com investimento de R$ 56.664.213,31, o programa é executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e prevê a criação de área de recreação infantil, espaço para atividades poliesportivas, estacionamento,  área de exposição e ciclovia. Além de ampliar o sistema de abastecimento de água e melhorar a Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.) do município. “O programa está andando e em quatro meses do início dos trabalhos já soma 40% de execução. São obras ligadas ao saneamento básico, algo que é fundamental para a qualidade de vida da população. Tudo isso faz parte de um pacote de obra do Governo do Amazonas, que somado a recuperação viária e o Prosai, chega a um total de R$ 70 milhões de investimentos em Maués”, comentou Claudemir Andrade, coordenador da UGPE.