Governo do Amazonas inaugura barco “Todos pela Vida”

Iniciando as atividades do Programa de Atendimento Itinerante (PAI), o Governo do Amazonas reinaugurou o barco Todos Pela Vida. A embarcação, reformada com recursos do Fundo de Promoção Social (FPS), foi reinaugurada pelo governador José Melo e a presidente do FPS, a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, a qual seguirá para atender os municípios da Calha do Juruá.
O barco “Todos pela Vida” passou por um processo de reforma e adequação que envolveu o fornecimento e instalação de armários inox, sistema de monitoramento (Câmeras), instalação de aparelhos de ar condicionado, troca das instalações elétricas, troca do forro, reparo na rede hidráulica, pintura em geral, fabricação e instalação
de móveis em compensado naval, instalação de pisos de borracha, reparo no sistema de governo, substituição da rede de esgoto, fornecimento de sistema de comunicação e navegação e ainda a substituição dos motores – propulsão de 406 HPs.
Os serviços estão sendo realizados pela empresa Juruá Estaleiro e Navegação Ltda., sob fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
Com capacidade para atender até 1500 pessoas por dia, a embarcação viaja em direção à Calha do Juruá onde passará 100 dias atendendo sete municípios e 23 comunidades rurais. A primeira ação será em Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus).
Depois, a embarcação segue para Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá. O roteiro de atendimento na calha do Juruá acontece até o mês de julho.
A embarcação integra o programa “Todos pela Vida”, que será lançado pelo governador José Melo nos próximos meses com orçamento da ordem de R$ 21 milhões para o desenvolvimento de ações de combate à violência nos bairros de Manaus. Presidente do FPS, a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira tem cuidado de cada detalhe da recuperação das embarcações do programa PAI.
“O governo vai chegar à população do interior que tem dificuldade de acessar serviços básicos, como tirar documentos e fazer consultas médicas. Vamos alcançar toda a população do interior, nas comunidades mais longínquas”, disse a primeira-dama ao portal do Governo.
Com investimento de R$ 7 milhões do FPS, as três embarcações do programa PAI estão sendo totalmente revitalizadas e equipadas para os atendimentos sociais, médicos e odontológicos. O navio Todos pela Vida é a maior embarcação do programa PAI e contará com 60 pessoas a bordo, entre servidores e tripulação.
Os outros dois barcos ainda estão em reforma, com previsão de conclusão em abril para viajarem aos municípios da Calha do Purus e do Alto Solimões.
Serviços oferecidos:
Serviços de previdência social: aposentadoria, salário maternidade, pensão por morte e perícia médica.
Expedição de documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho e certificado militar.
Área de saúde: atendimento médico, odontológico, oftalmológico, exames laboratoriais, ultrassonografia, preventivo e remédios.
Assistência Social: cadeiras de rodas, muletas, kits para bebês e pessoas com deficiência e fraldas geriátricas.
Uma biblioteca e um cineminha estarão disponíveis para a comunidade.
Mais informações pelo site: www.amazonas.am.gov.br.
ASCOM/SEINFRA