Governo do Amazonas inicia obra de construção de complexo esportivo em São Gabriel da Cachoeira

População vai dispor de quadra de areia, academia, área infantil e quiosques

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), deu início às obras de construção de um Complexo Esportivo e de Lazer, localizado no bairro do Areal, na sede do município de São Gabriel da Cachoeira, distante 852 quilômetros de Manaus, na região do Alto Rio Negro.

Com investimento na ordem de R$ 2.191.337,78, o contrato contempla serviços em uma área total de 2.221,140 m², incluindo a implantação de uma quadra de areia com área de 531,44m², academia, área infantil e quiosques. 

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, obras como essa contribuem com a qualidade de vida da população. “Além de fortalecer a rede de convívio social, o complexo também irá promover a prática de atividades esportivas e culturais, que são fundamentais para melhorar a vida em comunidade e estimular a saúde do corpo e da mente”, destacou.

Academia – A academia ao ar livre, contendo equipamentos para a prática de exercícios, tais como puxadores com articulação dupla, alongadores com três alturas, simuladores de remo, flexores, esquis individuais e bicicletas duplas, entre outros.

A obra inclui ainda a construção de passeio público (calçada) no entorno do complexo, que servirá como pista de caminhada.

Área infantil – Além disso, o complexo também terá um playground para atender a criançada, com labirinto metálico, carrossel e gangorra de madeira e o entorno preenchido com areia. Haverá banheiros masculino e feminino, com três cabines divisórias e um banheiro para PCD.

Quiosques – Serão construídos dois quiosques com cobertura metálica e telhas de cerâmica, com área de 12 m² cada um.

Estacionamento – O estacionamento que será construído no local terá uma área de 124,22m², com capacidade para receber até nove veículos, sendo que uma dessas vagas será destinada a PCDs.

O projeto inclui ainda a construção de duas novas ruas na lateral do complexo com recomposição de base, sub-base e capeamento asfáltico. Além de um passeio em brita, área verde com jardim e gramado no entorno da quadra principal; e elementos decorativos, como bancos e pergolados.

A cidade – Situado no extremo Noroeste do Amazonas, na região da Cabeça do Cachorro, São Gabriel da Cachoeira tem uma população estimada em 47.031 habitantes (74% dos quais são indígenas), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).