Governo do Amazonas recupera sistema viário de Maués

A sede de Maués está ficando de cara nova com as obras que o Governo do Amazonas vem realizando no município. Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o sistema viário da cidade está sendo recuperado com serviços de asfaltamento, recapeamento, terraplanagem, pavimentação e drenagem. Nesta segunda-feira (15), os trabalhos foram concentrados na rua Guaranópolis, uma das principais.

Distante 276 quilômetros de Manaus em linha reta, Maués está recebendo investimento de R$ 13.988.187,69 do Governo do Amazonas. O contrato prevê a revitalização de 136 ruas, em 11 bairros da sede. Os trabalhos de recuperação estão concluídos nos bairros de Santa Tereza, Senador José Esteves e Donga Michiles. Até agora, 6.325,00 quilômetros de ruas receberam recapeamento e pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), asfalto de maior qualidade e durabilidade.

O secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Oswaldo Said, visitou nesta segunda a cidade e comemorou os mais de 300 empregos, diretos e indiretos, gerados pela obra. “Vim fiscalizar os trabalhos do Governo do Amazonas em Maués. Há frentes de obra em, praticamente, todo o município. Diariamente vêm sendo utilizadas pelo menos 50 toneladas de asfalto no sistema viário”, informou o secretário.

Oswaldo Said constatou que as obras estão avançando nas principais avenidas. A Antárctica, um dos cartões postais mais bonitos de Maués, já está totalmente asfaltada. A rua Guaranópolis, situada entre a avenida Antárctica e a rua Coronel Negreiros, é uma das beneficiadas no momento. A chegada do asfalto na via foi comemorada por moradores. “Acho maravilhoso porque, graças a Deus, vamos sair da poeira. Nossa cidade vai ficar um brinco”, disse a dona de casa Leide Paiva de Matos, 61, moradora de Maués.

Leide Matos também comemorou a qualidade do asfalto e da obra realizada, revelando que as ruas de Maués estavam necessitando de um recapeamento desse nível, já que há mais de dez anos isso não acontecia. “Nosso município estava abandonado há muitos anos”, destacou a dona de casa.

No momento, estão em andamento os trabalhos de recuperação das ruas Guaranópolis, Getúlio Vargas, Menes Guerreiro, Valdemar Pedrosa, Travessa dos Doces e Floriano Peixoto. O pacote de obras foi lançado em maio deste ano, pelo Governo do Amazonas, com a nova fase do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués em Movimento).

ProsaiMaués em Movimento – O programa, financiado pelo Governo do Amazonas em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contempla a revitalização das lagoas do Prata e Maresia, com área de recreação infantil; espaço para atividades poliesportivas; estacionamento;  área de exposição e ciclovia; além da construção de rede de esgoto (com 17,6 quilômetros); rede de distribuição de água; construção de seis poços tubulares profundos (para integrar o sistema de abastecimento da cidade); centros de reservação e distribuição de água e dois reservatórios elevados de 150 metros cúbicos cada.