Governo do Amazonas recupera trecho do Ramal do Arapapá, em Manacapuru, afetado por deslizamento

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), concluiu os trabalhos de recuperação do trecho do Ramal do Arapapá, localizado no km 56 da estrada AM-070, na cidade de Manacapuru (a 89 quilômetros de Manaus). O trecho foi afetado por um pequeno deslizamento, no último dia 15, ocasionado por conta de uma nascente situada embaixo da pista de concreto armado. As obras de recuperação abrangem a construção de um muro de arrimo com drenos especiais para direcionar a água proveniente da nascente ali existente. Os trabalhos na localidade devem encerrar até o final desta semana.

O secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima, determinou o envio imediato de uma equipe para a execução dos trabalhos necessários para evitar prejuízos aos moradores da localidade. “Fizemos o deslocamento de homens, máquinas e equipamentos para solucionar o problema nessa região e evitar mais danos aos moradores que possuem uma produção agrícola bastante diversificada e que abastece Manacapuru, Iranduba e Manaus”.

Providências – A equipe de engenheiros da Seinfra identificou no local que, apesar do deslizamento, a base e a pista não tiveram problemas em suas estruturas. O tráfego de veículos não foi prejudicado no local e os reparos estão sendo executados pela construtora responsável, sem ônus ao Governo Estadual, considerando as obrigações contratuais.

O Ramal do Arapapá possui 7,1 quilômetros de extensão e foi construído em pavimento rígido, que utiliza concreto armado em vez de asfalto, o que garante maior durabilidade ao ramal, tendo em vista que parte dele fica submerso nos períodos de enchente.