Governo do Amazonas segue com obras na Estrada de Novo Airão

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) deu início, no começo desta semana, a segunda fase dos trabalhos com a instalação de aduelas de concreto que vão garantir durabilidade e segurança para quem trafega pelo trecho

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), segue com as obras de recuperação da AM-352, a estrada do município de Novo Airão (a 170 quilômetros de Manaus), na altura do km 22, que sofreu um problema de erosão no último dia 10 de janeiro. Na primeira fase de trabalho, um plano emergencial foi estabelecido e o fluxo de veículos foi retomado na via, no dia 11 de janeiro, em menos de 24 horas do rompimento do trecho.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) deu início no começo desta semana, dia 21 de janeiro, à segunda fase dos trabalhos com a instalação de aduelas de concreto que vão garantir durabilidade e segurança para quem trafega pelo trecho. As aduelas de concreto vão substituir as antigas tubulações que estavam instaladas no trecho.

De acordo com o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a substituição de equipamentos vai dar mais segurança e conferir durabilidade ao serviço de recuperação realizado no trecho prejudicado.

“Diferentemente da tubulação que foi encontrada no local, as aduelas vão ser suficientes para trazer estabilidade para a pista por muitos anos”, afirmou Lima, acrescentando que as aduelas começaram a ser deslocadas para a estrada de Novo Airão, nesta sexta-feira (18).

A reconstrução da estrada está sendo realizada com base em estudos técnicos realizados pela Seinfra e pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Novo Airão. Assim que o problema foi detectado, a Seinfra agiu com medidas imediatas para solucionar o problema do rompimento que chegou a obstruir totalmente a via. Engenheiros e técnicos foram até o trecho prejudicado desde as primeiras horas do dia 11 de janeiro para acelerar a normalidade do fluxo de veículos e viabilizar a reconstrução da estrada.

Rompimento – O quilômetro 22 da Estrada de Novo Airão (AM-352) rompeu, na noite do dia 10 de janeiro, devido ao grande volume de água das chuvas no igarapé que obstruiu o tubo ármico, de 2,5 metros de diâmetro, por causa da vegetação. Sem espaço para escoar, a água penetrou pelas laterais do bueiro rompendo o corpo do aterro.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEINFRA

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Alessandro Bandeira (99119-5792) e Girlene Medeiros (98103-6963).