Governo do Estado conclui interligação com Silves e Itapiranga

O Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Infraestrutura (SEINF) realiza mais uma obra no interior no estado. A AM-363, mais conhecida como Estrada da Várzea, está com mais de 80% de seu trecho concluído, com previsão de inauguração antes do fim deste ano.
          Localizada no km 230 da AM-010 (Itacoatiara), a estrada terá 111 km de extensão e beneficiará vários municípios de várzea como Itapiranga e Silves – diretamente – e São Sebastião do Uatumã e Urucará – indiretamente.
          Segundo o engenheiro responsável pela obra, Engº Ribamar Valdevino, a estrada trará inúmeros benefícios para os moradores da região: “O potencial turístico aqui é muito grande. Há vários lagos nesta região – o que pode ser usado como atrativo para a pesca esportiva, a paisagem local é de uma beleza envolvente, isso sem contar as festas regionais. Mas o acesso a esses municípios se dá através de embarcações, o que leva muito tempo. Com a AM-363, pavimentada e sinalizada, o acesso a esses lugares será mais rápido, levando apenas algumas horas, o que com certeza impulsionará a economia local.”
          De acordo com o engenheiro, a conclusão do asfaltamento dos últimos 30 quilômetros – desde a entrada localizada no km 230 da AM-010 até a primeira ponte-, derrubará todos estes gargalos, facilitando o escoamento da produção local para Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, e principalmente para Manaus, o principal mercado consumidor.
          A obra faz parte de um pacote de obras no valor aproximado de R$ 76 milhões de reais, investidos pelo Governo do Estado em diversas estradas, dentro da premissa de interligar os municípios e de facilitar o escoamento da produção de cada um deles. Esse pacote de obras, que faz parte de um projeto maior, o Zona Franca Verde, abrange também a AM-330 e põe na rota terrestre o município de Silves.
          A estrada está completamente asfaltada faltando ser implementada apenas a etapa de sinalização vertical e horizontal. Com um trecho de aproximadamente 16 km de extensão, seu entroncamento com a AM-363 se dá no km 92 da mesma.