Governo do Estado faz vistoria em obras na zona rural de Manacapuru

O secretário de infraestrutura, Oswaldo Said, acompanhado do prefeito de Manacapuru, Beto D’Angelo, equipe de engenharia da Seinfra e secretário executivo da SRMM, Elânio Gouvêa, realizou visita técnica para fiscalização de obras executadas no ramal do Arapapá, na zona rural de Manacapuru, nesta sexta-feira (26/1).

O titular da pasta caminhou todo o ramal da comunidade do Arapapá, onde verificou a realidade do local e conversou com moradores. As obras no ramal do Arapapá, a 56 quilômetros de distância de Manaus, já se encontram em fase de conclusão. O Arapapá fica dentro do município de Manacapuru, a 68 quilômetros da capital em linha reta.

Na ocasião, o secretário também percorreu a rodovia AM-453 (estrada da Bela Vista) para conhecer a realidade local. Essa ação faz parte do pacote de obras de recuperação e recapeamento de estradas e ramais programado pelo Governo do Amazonas e que contempla várias cidades do interior.

“A recuperação desses ramais é de suma importância, tendo em vista que se trata de comunidades que cultivam e escoam produtos do setor primário que abastecem o mercado interno, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a região”, destacou Oswaldo Said.

A pista principal do ramal possui cinco metros de largura, construída em pavimento de concreto, e 1,5 metro de acostamento em cada lado da estrada, feito com material compactado. No total, o ramal possui 7,5 quilômetros de extensão e está sendo construído todo em concreto, material que garante durabilidade para a estrada, uma vez que a região fica quase toda submersa por ocasião do período de enchente.

“Essa pavimentação trouxe um benefício muito grande para a comunidade, pois antes nós andávamos na lama. Agora temos a perspectiva de mais agricultura, mais escoamento e melhor qualidade de vida para os moradores e visitantes”, ressaltou a agricultora Francisca da Costa, que mora há 31 anos no ramal.

Economia – Com essa obra em andamento, a produção rural das comunidades Bela Vista, São Raimundo e Arapapá, em Manacapuru, será impulsionada. De acordo com a agricultora Elízia Martins, 77, residente no ramal do Arapapá há 59 anos, a comunidade vive do plantio de coco, maracujá, banana, mamão, jerimum, macaxeira, tomate, cheiro-verde, melancia, entre outros hortifrutigranjeiros.

“A recuperação desse ramal, feita pelo governo, ajudará muito a nossa comunidade porque no tempo de inverno não tinha como ir para Manacapuru, pois essa estrada era muito cheia de buraco e lama e os carros atolavam. Agora está ficando bom e vai ajudar a levar a produção para a cidade”, destacou Elízia.

A obra deve beneficiar, aproximadamente, 700 famílias que moram nessas comunidades e atuam neste setor, e melhorar, principalmente, o escoamento da produção que sai tanto para Manacapuru quanto para Manaus.