Governo do Estado retoma obras no Anel Sul

Começou nesta segunda-feira (5/3), a mobilização de homens e máquinas para a retomada das obras no Anel Viário Sul. Inicialmente, os trabalhos serão executados no espaço do antigo Café Joelza, com a retirada da vegetação da área e remoção de entulhos. Só então será realizado o serviço de terraplenagem e cravação das estacas do trevo. Essa ação faz parte de uma etapa necessária para ser dada continuidade aos trabalhos de engenharia da construção do Anel Sul.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o Anel Viário Sul, situado entre a avenida Santos Dumont e o complexo José Henriques, no entroncamento com a avenida Torquato Tapajós, terá 8,5 quilômetros de vias duplicadas que facilitarão o transporte de insumos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes até as fábricas do Distrito Industrial (DI) e de produtos acabados do Distrito Industrial em direção ao aeroporto. O investimento é da ordem de R$ 81.187.473,60 milhões.

Inserido no contexto das obras estruturantes em andamento na capital, construídas pelo Governo do Estado, o Anel Sul, quando interligado ao Anel Viário Leste, proporcionará a criação de um corredor praticamente direto entre o DI e o aeroporto. Quando prontos, os dois anéis permitirão retirar do perímetro da cidade o tráfego de carretas e de caminhões de carga procedentes do Distrito Industrial.

Serviços adiantados – O complexo está em estágio bem adiantado, haja vista que já foram realizadas ações como o trabalho de terraplenagem para a duplicação da estrada do Tarumã, a qual terá via de mão dupla, com três pistas de rolamento em cada um dos lados, e passeios laterais com a implantação de 14 baias para paradas de ônibus.

Também está prevista a construção de três pontes, sendo duas paralelas na altura da chamada Ponte da Bolívia e outra na altura da Cachoeira Alta do Tarumã. A primeira ponte deste trecho, situada nas proximidades do acesso à Vivenda Verde, já está em operação.

O trevo que será erguido na altura da área onde estava situado o Café Joelza, no entroncamento da estrada do Tarumã com as avenidas Torquato Tapajós e José Henriques, será a mais importante obra construída naquela localidade. A Seinfra tem previsão de entregar esta primeira etapa até o final do ano.