Governo do Estado treina funcionários com vistas à implantação do Sistema Integrado de Controle e Gestão de Obras Públicas

O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF, confirmou, na última quarta-feira, 13, o início das atividades do Programa de Treinamento no SICOP – Sistema Integrado de Controle e Gestão de Obras Públicas, no próximo dia 25 de janeiro.

Todas as secretarias e demais órgãos envolvidos direta ou indiretamente com a realização de obras devem inscrever seus funcionários para o treinamento no SICOP-AM, que será ministrado nos seguintes módulos e períodos:

Módulo de Treinamento – Período de Implantação:

Módulo de Contratos e Convênios: de 25 a 28 de janeiro, no horário das 08:00 12:00h, e das 14:00 às 18:00.

Módulo de Mapa Vivo: de 29 de janeiro a 05 de fevereiro, de 08:00 às 12:00h.

Módulo de Medições e Laudos Técnicos: turmas de 22 a 25 de fevereiro, de 25 a 28 de fevereiro e de 1º de março de 2010. Cada uma desta turmas terá um horário diferente.

Inscrições – A inscrição para o Programa de Treinamento deverá ser realizada pela Internet, através do e-mail sicop.seinf@seinf.am.gov.br, com as seguintes informações: Instituição interessada (secretaria, autarquia, fundação, etc); nome do funcionário; setor  em que trabalha; número de matrícula; telefone e e-mail.

A inscrição também poderá ser efetivada através do Fax da Secretaria de Estado de Infraestrutura-SEINF, o 3644-8774; ou por ofício endereçado à SEINF,com o seguinte título: ”SICOP-AM: Inscrição para Treinamento”

Para maiores informações e esclarecimentos de dúvidas sobre o SICOP e sobre o treinamento, o gestor ou o funcionário interessado em participar deste treinamento pode ligar para o fone 3647-1131. Dois servidores lotados no gabinete do secretário Executivo, Roberto Honda, Alessandra Cerquinho e Samuel Souza, prestarão todos os esclarecimentos necessários.

As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até a próxima quarta-feira, dia 20. As vagas são limitadas a 40 pessoas por turma. O local de realização do Programa de Treinamento no SICOP-AM será na Escola Superior de Artes e Turismo Universidade do Estado do Amazonas – UEA, edifício Professor Samuel Benchimol, sito Rua Leonardo Malcher, 1728 – Centro.

Transparência – A secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar, destacou a rapidez na obtenção de qualquer tipo de informação quanto às obras, uma vez que o sistema, o SICOP, estará sendo alimentado a todo instante com dados de todas as obras na capital e no interior. “O melhor de tudo é que a sociedade terá acesso direto a estas informações, que estarão na rede, na Internet. Isso significa, em outras palavras, transparência e cristalinidade, ou seja, responsabilidade no trato da coisa pública”.

A partir da implantação do SICOP, o Sistema Integrado de Controle de Obras Públicas, todo o processo estará à disposição da sociedade, informou ela.

Para a secretária de Infraestrutura, não se ganha apenas no quesito dinamismo, como principalmente no controle mais apurado de todas as obras em todas as etapas e em qualquer lugar, seja na capital ou no interior.

Para se ter uma idéia, este sistema vai exigir que todas as obras, quaisquer que sejam elas, deverão estar catalogadas e devidamente alimentadas, ou seja, com seus dados atualizados quase que diariamente, para que as empreiteiras contratadas possam receber. Cada registro conterá, por exemplo, dados sobre a licitação, empresa vencedora, objeto e valor do contrato, prazos, etc.

Citando apenas um dos inúmeros benefícios deste novo sistema de acompanhamento de obras, é importante dizer o sistema de pagamento só funcionará se os dados estiverem atualizados, inclusive no tocante às medições devidamente acompanhadas de documentação fotográfica.

O que é o SICOP – é um sistema desenvolvido pelo Governo de Santa Catarina para operacionalizar e gerenciar as informações de todas as obras do Estado. Ele é dividido em módulos, tais como o de Informações de Obras, destinado aos servidores do Governo responsáveis pelo cadastramento das informações de contratos e convênios.