Igarapé do Bombeamento será inaugurado na próxima quinta-feira

As obras de recuperação urbanística do Igarapé do Bombeamento, que está situado na zona centro-oeste da cidade, no bairro da Compensa, serão entregues oficialmente à população na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro, em solenidade a ser realizada a partir das 19:00, com a presença do governador Eduardo Braga.
A animação do evento ficará por conta das bandas Cuca fresca, 100% Abusado e Feras do Forró.
Idealizador do Programa de Requalificação Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, Eduardo Braga se mostra satisfeito com os resultados obtidos pelo Programa, que vem servindo de modelo para várias cidades do Brasil.
A exemplo de todos os outros igarapés beneficiados pelo programa, antes da obras do Prosamim, o igarapé do Bombeamento era completamente tomado por habitações construídas em sua maioria de madeira – palafitas instaladas às margens e sobre o leito do Igarapé, em condições desumanas, insalubres, desprovidas de quaisquer serviços públicos.
A secretária de Estado de Infraestrutura, engenheira Waldívia Alencar, que à época em que as obras se iniciaram estava à frente da Unidade de Gerenciamento do Prosamim, disse que as obras realizadas pelo Governo do Estado através da UGP/SEINF neste igarapé, trouxeram dignidade e cidadania às famílias que residem no seu entorno. O Bombeamento deixou de ser um local onde proliferavam inúmeras doenças – principalmente aquelas de veiculação hídrica-, para ser um verdadeiro cartão postal para o bairro da Compensa.
As obras – Com um custo total da ordem de R$ 7.146.176,10, a requalificação urbanística e recuperação ambiental do Igarapé do Bombeamento abrange o trecho entre a Estação de Tratamento de Água da Empresa Águas do Amazonas e a sua foz no Igarapé do Franco, já na Avenida Brasil, com diversas intervenções.
Dentre estas intervenções destaca-se a de macrodrenagem ou de proteção do canal, que foi dividida em três trechos, sendo que o primeiro consistiu na construção de um canal com 400 metros de extensão, com inicio no limite do Condomínio Sargento Pantoja, até a Avenida Brasil. As paredes deste canal são revestidas com placas de concreto e complementadas com grama.
O segundo trecho, com 380 metros, situa-se na área interna do Condomínio Sargento Pantoja, cujo leito natural foi recuperado e mantido. Neste trecho foi preservada pequena área de floresta natural, que pode ser observada a partir do local onde foi colocada a estação de tratamento de esgoto.
Já o terceiro e último trecho está canalizado em uma galeria de concreto,com 200 metros de extensão, que vai do muro de divisa da empresa Águas do Amazonas até a Rua Plínio Coelho. Para garantir a drenagem das águas pluviais, foram construídos 555 metros de tubulação em concreto para captação e destinação final no canal. A extensão total do Igarapé do Bombeamento é de 980 metros.
Para que as obras fossem executadas, foram demolidas 275 casas, o equivalente 1.375 moradores.
Sistema viário – O Bombeamento também foi beneficiado com a construção de duas vias pavimentadas nas laterais do igarapé no trecho em canal a céu aberto, dotadas de sarjetas e calçadas em toda sua extensão e de uma passarela para pedestres interligando essas vias.

No trecho sobre a galeria celular, próximo a Rua Plínio Coelho, foi construída uma via de circulação com 4 metros de largura com guias, sarjetas e calçadas laterais. Vale lembrar que o acesso era feito anteriormente através de becos ou sobre pontes improvisadas, feitas de madeira.
Saneamento básico – Para garantir a qualidade de vida dos moradores, no tocante a este quesito, foram construídas redes coletoras de esgotos para o atendimento das moradias da bacia próxima, com ligações domiciliares coletadas através de 408 metros de rede, que conduz a uma estação de tratamento.
Na lagoa existente no local, perto da foz do igarapé, foi executado um trabalho de recuperação e de preservação no seu entorno, com a manutenção de toda fauna e flora existente anteriormente, além da construção de áreas de lazer com playground, anfiteatro e quadra poliesportiva.
Nas proximidades da Rua Plínio Coelho foi construída outra área de lazer, contendo quiosque, gangorra, carrossel, caixa de areia e escorregador. Nas áreas remanescentes desapropriadas foram plantadas grama e árvores de pequeno porte. Toda a área urbanizada está dotada de Iluminação pública.
As obras realizadas pelo Prosamim no igarapé do Bombeamento e em todos os outros igarapés da cidade, refletem o carinho que o Governador Eduardo Braga e o seu vice Omar Aziz têm pela população manauara, carinho este que se reflete na realização deste e de inúmeros outros projetos, procurando promover, cada vez mais, a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.