População comemora inauguração do Campo do Teixeirão revitalizado pelo Governo do Amazonas

Entrega faz parte do pacote de obras para proporcionar lazer e inclusão aos moradores

As obras do Governo do Amazonas de recuperação dos espaços esportivos visam levar inclusão e qualidade de vida aos comunitários. Na tarde desta segunda-feira (06/09), a inauguração do Campo do Teixeirão, situado no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital, com a presença do governador do Estado, Wilson Lima, foi recebida pelos moradores da localidade com muita alegria.

O serviço faz parte de um pacote de obras com investimento de R$ 7.303.039,72, que inclui a revitalização de outros espaços comunitários, como campos e quadras. O trabalho foi realizado de forma integrada entre a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

Para o professor do projeto Jovens Talentos do Jorge Teixeira, Jean Carlos Nunes, a obra proporciona aos moradores do bairro Jorge Teixeira e redondezas uma forma de diversão e interação com os comunitários. Ele relembra como era o campo antes da iniciativa do Governo.

“O campo estava muito abandonado, devido à chuva, à carência das grades, tudo caindo por aí. E a gente treinava assim mesmo, a gente vinha para o treino assim mesmo. E Deus abençoou com o Governo poder trabalhar, trazer o pessoal para trabalhar, e a reforma vocês estão vendo aí hoje”, disse, ansioso, momentos antes da inauguração.

Estrutura – De acordo com o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira, o campo do Teixeirão dispõe de uma área de lazer, academia ao ar livre, quadra de areia e corredores para caminhada. Para a revitalização completa foram solucionados problemas de infiltração, erosão, falta de manutenção em gradis, alambrados, além de serviços de capinação, limpeza e remoção de entulhos.

“É uma realização do Governo do Amazonas, através da Seinfra e em parceria com a Faar. Surgiu no coração do nosso governador a vontade de recuperar espaços públicos comunitários. Então fizemos uma reunião, ele me chamou, chamou o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima. A partir disso começamos a levantar os principais pontos dos campos nas localidades mais distintas e começamos a trabalhar”, destacou o secretário.

Revitalização – O secretário adjunto de Engenharia da Seinfra, Gustavo Brugnara, explicou como funcionou o processo de revitalização do campo.

“A gente iniciou o Teixeirão no dia 8 de junho e durante 60 dias a gente trabalhou na revitalização do campo. Nós fizemos todo o mapeamento do campo, das principais necessidades, e dentre elas a gente destaca o próprio campo, a terraplanagem do campo, o campo de vôlei, a pintura, toda a parte de pintura do campo, a recuperação do gradil, a colocação dos portões e além de outros serviços como a revitalização da área das crianças”, explicou.

Obras – Além do campo do Teixeirão, o Governo do Amazonas está executando obras de reforma na Arena do Monte, localizado na avenida Samaúma, no bairro do Monte das Oliveiras, na zona norte; e no Centro Desportivo da Compensa (CDC), na rua Belo Horizonte, bairro da Compensa 2, zona oeste. Os trabalhos apresentam o percentual de 70% e 20% de execução, respectivamente.

FOTOS: Lucas Silva/Secom