Ramais Procópio, ZF9 e Baixo Rio, em Rio Preto da Eva, recebem revitalização

As obras de recuperação e melhorias nos ramais Procópio, ZF9 e Baixo Rio, em Rio Preto da Eva, a 80 quilômetros de distância de Manaus, continuam em ritmo intenso. Nos três ramais, a pista principal é feita com pavimento em asfalto, possui 5 metros de largura e 1,5 metro de acostamento.

Essa ação, realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), faz parte do pacote de obras de recuperação e recapeamento de estradas e ramais programado pelo Governo do Amazonas e contempla várias cidades do interior.

No ramal Procópio, com 18,92 quilômetros de extensão, localizado no km 112 da estrada AM-010 (Manaus/Itacoatiara), a pavimentação em asfalto encontra-se concluída. Atualmente, o ramal recebe os serviços de implantação de sarjetas e drenagem profunda, bem como receberá a sinalização vertical e horizontal em todo o trecho.

O agricultor Paulo Souza, 38, morador há 30 anos do ramal, planta banana, mamão, laranja e hortaliças em seu sítio no ramal Procópio.  “Essa obra de recuperação é de grande importância para a comunidade e ajuda a aumentar o escoamento da nossa produção”, afirma o agricultor.

Cláudio Ferreira, 41, trabalha como motorista de transporte escolar. Ele afirma que antes da obra o ramal chegava a ter trechos intransitáveis. “É um sonho realizado. Já está sendo maravilhoso ter o asfalto passando na porta de casa. Podemos trafegar todos os dias, tranquilamente, pelo ramal, levando as crianças para a escola todos os dias e ver a nossa produção de laranja escoar para outros municípios. Agradeço ao governo do estado por ter tornado esse sonho uma realidade para essa comunidade”, ressaltou Cláudio.

O ramal ZF9, com 21,64 quilômetros de extensão, localizado no km 104 da estrada, também já está com a pavimentação e sinalização horizontal concluída. Atualmente, a equipe realiza os trabalhos de drenagem superficial (sarjeta).

De acordo com o agricultor Fernando Adolfo, 50, e vice-presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade José Lindoso (Asprolin), essa obra é de grande importância para o local, tendo em vista ser o ramal que mais produz banana na região dentre os três citados.

Fernando, que também tem comércio no ramal, mora no local há 20 anos. “Antes da recuperação da estrada, durante o período de chuvas, era impossível trafegar na estrada e, consequentemente, escoar a produção da comunidade, pois os caminhões ficavam atolados. Com a pavimentação, agora os produtores conseguem escoar a produção de banana três vezes por semana, saindo até 13 toneladas em cada caminhão, sendo 3 caminhões e 10 carros tipo saveiro. Além disso, agora temos também a possibilidade da presença da ronda da Polícia Militar, o que nos deixa mais tranquilos”, afirma o agricultor.

E o ramal Baixo Rio, com 13,66 quilômetros de extensão, localizado no km 87, também já se encontra com a pavimentação concluída e sinalização horizontal. A frente de trabalho realiza os serviços de sarjetas, bem como realizará a implantação da sinalização vertical em breve.

Essas obras irão beneficiar agricultores e moradores dos três ramais e adjacências que atuam no setor da agricultura e piscicultura. Também ajudará a aumentar o escoamento da produção de laranja, banana, mamão e demais frutas e hortaliças cultivadas ao longo dos ramais, que abastecem Rio Preto da Eva e a capital Manaus.