Ramais recebem recuperação e melhorias em Manaquiri

FOTOS: VALDO LEÃO/SECOM

As obras de recuperação e melhorias nos ramais Limão, Barro Alto e Andiroba, em Manaquiri, a 60 quilômetros de distância em linha reta de Manaus, já se encontram em fase de conclusão. Nos três ramais, a pista principal é feita com pavimento em asfalto, possui 3 metros de largura e 1,5 metro de acostamento de material compactado e imprimado.

Realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), essa revitalização faz parte do pacote de obras de recuperação e melhorias de estradas e ramais programados pelo Governo do Amazonas e contempla várias cidades do interior.

“Essas obras servem para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades, pois são ramais de ligação e, sem dúvida, ajudará a agilizar o escoamento da produção desses ramais e também contribuir com o transporte escolar das crianças e adolescentes desses lugares”, destaca o secretário da pasta, Oswaldo Said.

No ramal do Limão, com 4,56 quilômetros de extensão, a pavimentação em asfalto encontra-se concluída. Atualmente, o ramal recebe os serviços de implantação de sarjetas, bem como está prevista a sinalização vertical e horizontal em todo o trecho.

O agricultor José da Silva, 36, trabalha há mais de 30 anos com agricultura no ramal do Limão e afirma que com a chegada do asfalto a vida de todos melhorou. “Aqui o pessoal trabalha com agricultura de roça, milho, malva e antigamente era difícil para transportar devido as condições do ramal. Agora melhorou muito devido a saída dessas ramais com a chegada do asfalto, pois no tempo da chuva era muito difícil, não tinha carro pra passar. Agora conseguimos escoar a produção para a feira que acontece às sextas-feiras na sede de Manaquiri e também enviar para Careiro Castanho e Manaus”, afirma José.

O ramal Barro Alto, com 16,95 quilômetros de extensão, também já está com a pavimentação finalizada. A equipe somente realiza os trabalhos de drenagem superficial. Também está prevista a implantação da sinalização ao longo do ramal.

Edmilson Costa, 40, é morador do ramal há cerca de 7 anos e cultiva abacaxi, banana e o roçado. Ele explica que antes o ramal chegava a ficar a maior parte do ano intrafegável. Agora, com a chegada do asfalto, facilitou para todos conseguirem escoar a produção.

E o ramal Andiroba, com 6,87 quilômetros de extensão, também já se encontra com a pavimentação concluída. A frente de trabalho realiza os serviços de sarjetas, bem como realizará a implantação da sinalização em breve.

O morador Iago Salgado, que estuda o 8º ano, explica que antes era muito difícil sair do ramal para pegar o ônibus escolar, pois o carro que levava até a estrada sempre atolava devido as péssimas condições do ramal. Com a chegada da pavimentação, agora os estudantes possuem transporte escolar garantido todos os dias com segurança e tranquilidade.

A monitora da Escola Domingos Vasquez, Ana Tereza, também afirma que com a chegada da pavimentação ao ramal, a realidade dos alunos melhorou, pois agora conseguem ter assiduidade na escola. “Antes do asfalto era muito dificultoso para essas crianças, pois o ônibus escolar nunca entrou no ramal devido a dificuldade de acesso. Tinha uma Kombi que trazia eles até a estrada para pegar a condução escolar e quando chovia ela não conseguia entrar e as vezes ainda atolava. Não só nesse ramal, mas também no Barro Alto a realidade era bem difícil. E hoje com a chegada do asfalto, com certeza melhorou bastante”, ressalta Ana Tereza.

Todos os ramais estão localizados ao longo da estrada AM-354, estrada de Manaquiri. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, a população local é de 29.3278 habitantes.

A pavimentação desses ramais também irão beneficiar agricultores e moradores dos três ramais e comunidades próximas que atuam no setor da agricultura. Além disso, ajudará a aumentar o escoamento da produção local, como a macaxeira, o milho, a laranja, banana, açaí, abacaxi, melancia e ainda a piscicultura cultivadas ao longo dos ramais, que abastecem principalmente Manaquiri, e ainda Manaus.