Reforma e readequação do Iesp oferecerá mais conforto na capacitação dos agentes do sistema de segurança pública do AM

A atividade está inclusa dentro do Programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo Governo do Amazonas

A reforma e a readequação do Instituto Integrado Ensino de Segurança Pública (Iesp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), oferecerá mais conforto aos agentes do sistema de Segurança Pública do Amazonas durante o processo de capacitação. A obra do local está em andamento e está sendo executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), dentro do pacote de obras que faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador Wilson Lima. 

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, fiscalizou as obras do local com a equipe da Seinfra e da própria SSP-AM. As obras irão beneficiar com mais conforto os alunos e a coordenação do Iesp. Atualmente, a unidade já conta com a capacitação dos futuros policiais civis do Estado do Amazonas, aprovados no concurso público de 2022. 

“Estamos melhorando, reformando salas de aulas, locais de coordenação, pedagógico com a capacidade para quase mil alunos sentados em sala de aula para. Um trabalho muito grande para dar melhores condições para a capacitação aos nossos agentes de segurança pública. Aqui, iremos formar, capacitar o policial militar, civil, bombeiro militar e, também, o agente do Detran”, destacou o secretário. 

Iesp – O Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública- IESP, tem por finalidade prover, de forma unificada, a formação, o aperfeiçoamento e a especialização dos profissionais de Segurança Pública. 

Com vistas à formação, ao aperfeiçoamento e especialização de seus servidores, o Iesp vem implantando, desde a sua criação, a Base Curricular Unificada proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promovendo intercâmbio educacional permanente com instituições de nível superior nacionais, ampliando cursos em nível de pós-graduação, a serem oferecidos aos agentes públicos de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado. 

Mais de 8 mil agentes da segurança pública foram capacitados em 70 cursos oferecidos SSP-AM, por meio do Iesp, em 2022. 

Os cursos foram ministrados durante todo o ano para 8.419 alunos, de maneira presencial, por meio do Ensino a Distância (EaD) e híbrido (semipresencial). A estrutura do Iesp foi ampliada, passando a contar com 56 novas salas para dar melhores condições aos alunos.

FOTOS:  Carlos Soares/SSP-AM