Secretaria de Infraestrutura realiza ciclo interno de palestras

               A Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF está realizando, desde a última quarta-feira, dia 18 de novembro, um ciclo de palestras sobre as principais obras que o Governo do Amazonas vem realizando na capital e o no interior do estado.
               Nos dois primeiros dias de palestras, os temas abordados foram o PROAMA, o Programa Água para Manaus; o PROSAMIM.
               O Dr. Sidney Galvão Monteiro, Coordenador Executivo do PROAMA/UGPAC, responsável pela obra, fez a primeira explanação sobre a construção da estação de captação e tratamento na Ponta das Lajes e no Castanheiral, de onde a água será distribuída para as zonas Norte e Leste de Manaus. Ele apresentou um histórico da obra, destacando seus objetivos, público alvo e estágio atual da construção da captação, tratamento, reservação e tubulação de distribuição.
               Na quinta-feira, dia 19, véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, o Engenheiro Heliobalbi Martins Filho, Coordenador Executivo do PROSAMIM/UGP, apresentou dados esclarecedores sobre o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus. O Dr. Heliobalbi fez uma apresentação técnica sobre o programa, destacando a situação vivenciada antes do início das obras e o depois, já com o projeto pronto em diversos dos igarapés que cortam a cidade.
               Na última terça-feira à tarde foi a vez da Avenida das Torres que teve sua história contada no auditório da SEINF pelos engenheiros Francisco Souza e Francisco Pinto, responsáveis pela fiscalização da obra.
               A Dr.ª Waldívia Alencar, idealizadora deste ciclo de palestras, disse que a idéia á fazer com que os funcionários da SEINF tenham conhecimento de todas as obras – pelo menos as mais importantes-, que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura.
               Nesta quarta-feira, o ciclo de palestras teve prosseguimento com a presença do engenheiro Rogério, que fez uma apresentação sobre as erosões encontradas em algumas áreas da cidade, onde o Governo do estado, através da SEINF, vem realizando obras de recuperação e requalificação das áreas afetadas, ao mesmo tempo em que procura evitar novas invasões no perímetro destas erosões, o que compromete a obra, podendo até mesmo reiniciar o processo, uma vez que os invasores não atentam para as normas de segurança. Além da construção de palafitas nas bordas das erosões, eles retiram ou queimam a grama colocada nos taludes de contenção, facilitando o processo de erosão.
              “Futuramente nós pretendemos levar novamente às escolas e comunidades essas palestras, de maneira a colocar a população inteirada das nossas ações, das ações do Governo do Estado tanto na capital”, revelou a secretária de Infraestrutura. Este mesmo ciclo de palestras sobre as obras na capital será levado aos demais Secretários de Estado, além de parlamentares e outras autoridades interessadas em conhecer de perto as obras administradas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura.
               Waldívia alencar disse ainda que, depois desta primeira fase, o SEINF já está organizando visitas de seus funcionários aos canteiros das principais do Governo do Estado em Manaus.
              Segundo ela, esse trabalho já vinha sendo realizado principalmente na área de influencia dos igarapés de Manaus, pelo PROSAMIM.