Seinf e Suhab imunizam funcionários contra febre amarela

Funcionários da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Seinf) e Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) foram imunizados hoje (26/01) contra febre amarela.

Profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), sob a coordenação da enfermeira Terezinha Melo, passaram o dia na sede da Seinf vacinando uma média de 700 funcionários dos dois órgãos contra a doença.

A preocupação dos secretários Marco Aurélio Mendonça, de Infra-estrutura, e Robson Roberto, de Habitação, é proteger sua equipe contra o mal, visto que as duas secretarias possuem diversas frentes de obras no interior do Estado e em áreas de floresta.

Nesses lugares é maior a incidência do mosquito aedes aegypti que, além da febre amarela, transmite a dengue em áreas urbanas, silvestres e rurais.

A preocupação em combater a febre amarela tem aumentado desde que o governo federal confirmou cinco casos de morte no País pela doença.

Conforme o Ministério da Saúde, as principais áreas de risco são as matas, rios e igarapés dos Estados da Região Norte e Centro-Oeste, e algumas localidades do Nordeste.
 vacina contra a febre amarela é encontrada em postos de saúde de todo o País e a aplicação é gratuita. Também é possível se imunizar em portos, aeroportos e fronteiras. A vacina é válida por dez anos e para fazer efeito é preciso ser tomada pelo menos dez dias antes de se viajar para áreas de risco.