SEINF reúne com moradores do Igarapé do Bombeamento

             A Secretaria de Estado de Infraestrutura vai realizar no próximo sábado, dia 3, das oito às onze da manhã, através da Unidade de Gestão do Prosamim, a UGP/SEINF, distribuição de fôlders informativos e uma exposição para os moradores do entorno do igarapé do Bombeamento, no bairro da Compensa, cuja inauguração está prevista para os próximos meses.
            Participarão deste encontro, além da secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar, o Coordenador da UGP/SEINF, Heliobalbi Martins e os engenheiros Roberto Honda e Francisco Souza. A área social da SEINF também estará representada através das assistentes sociais Tânia Guimarães, Simone Malaquias e Socorro Oliveira, e pela a secretária de gabinete Janny Mary Mota.
            De acordo com a secretária de Infraestrutura, engenheira Waldívia Alencar, esta movimentação tem por objetivo promover a conscientização da população local quanto a necessidade de se preservar o meio ambiente e o patrimônio construído pelo Governo do Estado neste igarapé, através do PROSAMIM, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus.
            Considerado um dos melhores exemplos do trabalho desenvolvido pelo PROSAMIM, programa idealizado pelo governador Eduardo Braga tão logo assumiu o governo, em 2003, o igarapé do Bombeamento, com seus 980 metros de extensão, recebeu obras de requalificação social, ambiental e paisagística desde as suas nascentes, nas proximidades da Estação de Tratamento de Água da empresa Águas do Amazonas, passando pelo conjunto Sargento Pantoja até a sua foz, no igarapé do Franco, na Avenida Brasil.
            Além do desassoreamento do leito do igarapé, recuperação de suas margens com revestimento em concreto e grama, implantação de sistema viário e passarelas, iluminação e áreas de lazer, o igarapé do Bombeamento também teve sua lagoa completamente recuperada, passando a ser um verdadeiro cartão postal para o bairro da Compensa.
            Conscientização – Esse trabalho de corpo a corpo junto aos moradores é realizado em todas as obras do PROSAMIM, em todos os igarapés, com o objetivo de criar a consciência de que o meio ambiente deve ser preservado, de que o patrimônio deve ser mantido, de que a obra em si é um patrimônio de todos, para usufruto de todos e que por isso mesmo merece ser preservado.
“O que nós faremos no próximo sábado será nada mais nada menos do que a repetição do que nós já vimos fazendo em todos os igarapés, ou seja, conversas e palestras educativas sobre o meio ambiente, sobre o acondicionamento do lixo e sobre a manutenção da obra depois de entregue”, destacou Waldívia Alencar.
            No caso específico do igarapé do Bombeamento, serão montados dois stands, sendo um próximo à lagoa e outro na área contígua à Estação de Tratamento da Águas do Amazonas, no bairro da Compensa.