Seinfra avança com as obras de revitalização e ampliação de CAICs em Manaus

Projeto de atribuição da primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, contempla 11 unidades na capital

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), avançou com as obras de revitalização e ampliação de seis Centros de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (CAICs), em Manaus. O projeto, de atribuição da primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, e realizado com recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), beneficiará mais de um milhão de jovens e crianças de todas as zonas da capital.

Os CAICs que recebem obras de revitalização são Dr. Gilson Moreira, localizado no bairro da Cidade Nova I, que apresenta um percentual de 79% de execução; Moura Tapajós, no bairro do Monte das Oliveiras, com 64,31% de avanço; CAIC Alexandre Montoril, no bairro de Petrópolis, com 70,37%; Dr. José Contente, no bairro Jorge Teixeira, com 59%; Dr. Edson Melo, no bairro Zumbi 2, com 53,16%; e Dr. José Carlos Mestrinho, no bairro do Alvorada 2, com 20% de avanço.

Outros cinco CAICs contemplados no projeto já foram totalmente concluídos. Em 2021, foram entregues para a população as unidades Dr. Alberto Carreira, no bairro da Compensa; Dra. Maria Helena Freitas Góes, no bairro de Novo Israel; e Dra. Ana Braga, no bairro de São José. Em 2022, foram concluídas as unidades Dra. Josephina Melo, no bairro da Colônia Oliveira Machado, e Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque Dez.

Serviços – A revitalização contempla a realização de serviços, como pintura geral, troca e revitalização dos pisos, esquadrias, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, nas áreas de consultórios médicos, recepção, área de espera, cobertura e estacionamento.

Também estão em andamento os serviços de ampliação das redes de lógica, com implantação de dois pontos de rede em cada sala, com exceção da secretaria e recepção, que terão quatro pontos cada uma. A brinquedoteca e as salas de espera e de coleta também receberão dois pontos de lógica.

Na área externa, os principais serviços serão a recuperação das calçadas, canaletas de drenagem pluvial, troca de revestimento cerâmico, demarcação de vagas de estacionamento, recuperação dos muros e instalação de concertinas nas laterais e nos fundos.

Benefícios – As obras visam melhorar a acessibilidade e a infraestrutura dos espaços, proporcionando condições para que o número de especialidades ofertadas para a população possa ser maior e mais qualitativo.

Com a melhoria na infraestrutura, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) amplia os serviços e especialidades ofertados à população, como neurologia, ortopedia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia e pneumologia, além de se tornar referência em reabilitação neuromotora. O novo formato também amplia o público, que passa a ser atendido, na unidade, com idades de 0 a 18 anos.

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).