Seinfra e Prefeitura de Nova Olinda do Norte reúnem para alinhar início da obra no Sistema de Abastecimento de Água do município

Obra será iniciada neste mês de maio

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), realizou, nesta terça-feira (03/05), uma reunião com a Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Norte, para alinhamento de planejamento para início da obra de Revitalização e Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município (distante 135 quilômetros de Manaus).

Com investimento no valor de R$ 19.419.675,65, o contrato contempla a construção de uma estação de captação superficial no Rio Madeira; uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para tratar 300 metros cúbicos de água por hora (300m³/h); ampliação da rede de distribuição; assim como laboratório para controle da qualidade da água.

A atual rede de distribuição possui 17,21 quilômetros de extensão e será ampliada em mais 20,76 quilômetros, totalizando 37,97 quilômetros. Com as obras de ampliação, o novo sistema de abastecimento irá atender as ligações domiciliares e intradomiciliares da sede do município.

Ligações Domiciliares e Intradomiciliares – Serão 421 ligações domiciliares instaladas até a calçada da residência, com a instalação do kit cavalete.

As ligações intradomiciliares serão 150, que correspondem à instalação da tubulação interna e de uma caixa d’água com capacidade para armazenar até mil litros de água.

As ligações visam garantir que cada vez mais famílias possam ser atendidas e ter água de qualidade em suas torneiras em Nova Olinda do Norte. Vale destacar que a obra tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2023.

Distribuição – Além da captação, o contrato prevê ainda a construção de um Centro de Reservação e Distribuição Central, com dois reservatórios principais, sendo um apoiado com 756 m³ e outro elevado, com 288 m³. Este último fará a distribuição para as residências próximas ao Centro (Chicolândia).

A distribuição será feita a partir dos reservatórios centrais para os centros de reservação dos bairros de Santa Luzia e Sarapó, que terão 288 m³ de capacidade cada um.

Situado na calha do Rio Madeira, o município de Nova Olinda do Norte tem uma população estimada em 38.665 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2021.

FOTOS: Arquivo/Seinfra

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).