Seinfra e UEA firmam parceria para analisar solo antes do início de obras

O solo de Manaus e do Amazonas passará a ser analisado e estudado previamente para a realização de obras viárias. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) assinou um tempo de cooperação com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que garantirá essa ação. Representantes das duas instituições reuniram-se para definir o cronograma de assinatura e implantação do plano de trabalho.

“É a primeira vez, na história do Amazonas, que um convênio dessa natureza acontece. Vamos agregar ciência e tecnologia em todas as obras do estado, garantindo qualidade e durabilidade”, afirmou o titular da Seinfra, secretário Oswaldo Said. De acordo com ele, o termo de cooperação entre secretaria e UEA permitirá a utilização, por parte da Seinfra, do Laboratório de Solos da universidade. Com isso, todas as obras de caráter viário serão estudadas minuciosamente antes de seu início.

Para o secretário executivo da Seinfra, engenheiro Fernando Elias, os testes e análises de asfalto, solo e concreto, tão necessários para a boa qualidade do pavimento onde será aplicado o revestimento asfáltico, garantirá que as obras viárias realizadas pelo estado, tanto na capital quanto no interior, tenham maior vida útil.  “Pretendemos inserir, de imediato, nessa programação, as obras de duplicação da AM-070; da Avenida das Flores e anéis viários Sul e Leste”, informou o secretário executivo.

Segundo Oswaldo Said, com o laboratório de solos da UEA à disposição dos técnicos da Seinfra será possível emitir relatórios contendo análises técnicas que orientarão medidas mais acertadas a serem adotadas em uma obra. “Isso é muito importante, visto que cada região do nosso estado apresenta características diferentes”, afirmou o secretário.

A reunião aconteceu na sede da reitoria da UEA, na tarde de terça-feira, 6, e contou com a presença do secretário de Infraestrutura, Oswaldo Said; do secretário executivo, Fernando Elias; do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, bem como técnicos de ambas as instituições.