Seinfra faz palestra e distribui mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) realizou, nesta terça-feira, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, palestra e fez distribuição de mudas para os servidores do órgão e da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).

O secretário executivo da Seinfra, Fernando Elias, fez a abertura do evento. “É de suma importância a iniciativa da Seinfra, haja vista a preocupação do Governo do Amazonas em conservar o meio ambiente em consonância com as obras desenvolvidas em todo o estado”, destacou Fernando.

Em seguida, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Ph.D. em Agronomia, Ari de Freitas Hidalgo, ministrou a palestra com o tema “Espécies amazônicas com potencial medicinal e econômico”. Após a exposição, os servidores interagiram com o professor, indagando sobre as plantas medicinais.

“Agradeço o convite feito pela Seinfra, pois considero de muito valor que a pesquisa sobre as espécies amazônicas, principalmente com potencial medicinal, seja levada para a sociedade de modo geral e não fique somente no âmbito acadêmico, pois quem ganha são os cidadãos”, enfatizou Hidalgo.

Além disso, a Seinfra, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou a tradicional distribuição de mudas ornamentais, medicinais e frutíferas para servidores da Seinfra e Suhab. No total, foram doadas 400 mudas.

Próximas ações

Dia 6 – Evento Externo – Parque Sumaúma:

Assinatura do convênio entre a Seinfra e a Ufam para o monitoramento do Sauim-de-coleira e plantação de mudas de árvores no Parque Sumaúma. O evento contará com a participação de autoridades e de estudantes da rede pública estadual.

As ações previstas no documento serão aplicadas como contrapartida ambiental para as obras e serviços de engenharia de implantação da Avenida das Torres, trechos 1 e 2.

Além do monitoramento desse primata, que se encontra em risco de extinção, a Ufam executará a recuperação de um fragmento florestal e de passagens da fauna das áreas indicadas pelo grupo de trabalho criado pelo Ministério Público Federal (MPF), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Cepam/ICMBio).

De acordo com o titular da Seinfra, engenheiro Oswaldo Said, essa ação segue uma determinação do governador Amazonino Mendes. “Ele entende a necessidade da harmonia e do equilíbrio entre o desenvolvimento de Manaus e a biodiversidade que a cerca, como é o caso da espécie do sauim-de-coleira cuja preservação é uma responsabilidade conjunta entre o poder público e a sociedade”.

Dia 7 de junho – Evento Interno: Auditório da Seinfra:

Ciclo de Palestras – Realização do 2º Ciclo de Palestras promovido pela Seinfra com o objetivo de conscientizar e capacitar os órgãos e técnicos que lidam com todos os aspectos que envolvem as obras, em especial as questões ambientais, que em sua maioria são fatores predominantes nos itens de legalização e licenciamento das obras de utilidade pública.

Tema: O evento tem como tema “Aspectos legais para obras sustentáveis”, que será ministrada pelo Procurador de Meio Ambiente/PGE-AM, Diogo Diniz Ferreira de Carvalho.

Público-alvo: Engenheiros fiscais de obras, arquitetos e advogados das seguintes secretarias: Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM); Superintendência Estadual de Habitação (Suhab); Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Seinfra e suas contratadas. A programação acontecerá no auditório da Seinfra, das 8h30 às 12h.