Seinfra realiza ações e assina convênio no Dia Mundial do Meio Ambiente

Com o lema “Desenvolvimento com responsabilidade ambiental”, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) realizará, nos dias 5, 6 e 7 de junho, ações comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A principal atividade da programação será a assinatura e o início do convênio entre Seinfra e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na ocasião, será realizada a primeira ação de plantio de mudas para a recuperação de áreas degradadas do Parque Estadual Sumaúma, que acontecerá no dia 6 de junho, das 8h às 12h.

O evento contará com a presença do titular da Seinfra, Oswaldo Said; pesquisador e diretor do projeto Sauim-de-Coleira da Ufam, Marcelo Gordo; além da participação e apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Batalhão Ambiental; Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma); Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc); Universidade Estadual do Amazonas (UEA); Tribunal de Contas do Estado (TCE); e Ministério Público de Contas (MPC).

O convênio se aplica ao monitoramento do primata sauim-de-coleira, como forma de contrapartida ambiental para as obras e serviços de engenharia de implantação da Avenida das Torres, trechos 1 e 2, bem como a recuperação de áreas degradadas no Parque Estadual Sumaúma.

Além do monitoramento da espécie, que se encontra em risco de extinção, a Ufam executará a recuperação de fragmento florestal e passagens da fauna das áreas indicadas pelo grupo de trabalho criado pelo Ministério Público Federal (MPF), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Cepam/ICMBio).

“Essa ação segue uma determinação do governador Amazonino Mendes, que entende a necessidade da conservação da espécie do sauim-de-coleira para a harmonia da biodiversidade da fauna amazônica, bem como de haver consonância entre o desenvolvimento da cidade como bem público, como a Avenida das Torres, e o equilíbrio com o meio ambiente”, ressaltou o titular da pasta, engenheiro Oswaldo Said.

Ação interna – No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), acontecerá a tradicional distribuição de mudas ornamentais, medicinais e frutíferas para os servidores da Seinfra e Suhab.

Este ano, o evento contará com a participação de alunos da rede pública estadual e palestra com o tema “Espécies amazônicas com potencial medicinal e econômico”, ministrada por Ari de Freitas Hidalgo, professor da Ufam e Ph.D. em agronomia, com ênfase em plantas medicinais. O evento acontecerá no auditório da Seinfra, das 9h às 12h.

E no dia 7 de junho será realizado o 2º Ciclo de Palestras promovido pela Seinfra com o objetivo de conscientizar e capacitar os órgãos e técnicos que lidam com todos os aspectos que envolvem as obras, em especial as questões ambientais, que em sua maioria são fatores predominantes nos itens de legalização e licenciamento das obras de utilidade pública.

O evento tem como tema “Aspectos legais para obras sustentáveis”, que será ministrada pelo Procurador de Meio Ambiente/PGE-AM, Diogo Diniz Ferreira de Carvalho. O público-alvo são os engenheiros fiscais de obras, arquitetos e advogados das seguintes secretarias: Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM); Superintendência Estadual de Habitação (Suhab); Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Seinfra e suas contratadas. A programação acontecerá no auditório da Seinfra, das 8h30 às 12h.