Acessibilidade

Seinfra recupera malha viária de Maués

As obras de recuperação do sistema viário de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) avançam neste segundo semestre em mais de 50 ruas, correspondendo a 39,7 quilômetros. Executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), as obras foram retomadas pela atual gestão e estão 70% concluídas. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até o final de outubro.

Os trabalhos estão concentrados no Centro e nos bairros Santa Luzia e Ramalho Junior. Nas ruas da cidade, estão sendo utilizados dois tipos de asfalto: o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um revestimento de qualidade e com alta durabilidade, empregado em vias com intenso tráfego de veículos, e o AAUQ (Areia Asfáltica Usinada a Quente), material usado para as vias com baixo fluxo de carros e pessoas, como, por exemplo, as áreas residenciais.

De acordo com o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima, o Governo do Amazonas tem investido na qualidade dos materiais utilizados para a recuperação do sistema viário tanto de Maués quanto dos demais municípios do estado.

“São materiais resistentes e que garantem maior vida útil nas obras realizadas no Estado. Nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade para os municípios do interior, e entendemos que, com um serviço de infraestrutura bem executado, a população poderá exercer seu direto de ir e vir com dignidade”.

Para a recuperação da malha viária de Maués, foram enviados à cidade duas vibroacabadoras, cinco caçambas, um rolo de pneu, um rolo compactador, um rolo liso, uma retroescavadeira, uma pá-carregadeira e um carro-pipa.

A economia do município gira, principalmente, em torno da cultura do guaraná, sendo exportadas cerca de 300 toneladas por ano. A cidade também atrai vários turistas devido aos seus festejos, entre eles a tradicional Festa do Guaraná, no fim do mês de novembro, motivo para que a infraestrutura do sistema viário esteja bem conservada.

ProsaiMaués – A cidade também conta com a execução das obras do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), que tem por objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica de Maués.

Esse trabalho é executado pela Secretaria da Região Metropolitana (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), em parceria com a prefeitura do município. O Programa conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras estão com  mais de 90% de execução, e a previsão é que no mês de setembro sejam entregues em sua totalidade.

FOTOS: Divulgação/Seinfra 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Alessandro Bandeira (99119-5792), Eduardo Silva (98130-3990) e Midiã Viana (99289-7724).


Reportar Erro