Seinfra revitaliza laboratório de análise de solos

 

 

 
Visando melhorar e dinamizar o suporte técnico às ações de competência do órgão, o Governo do Amazonas está reestruturando o Laboratório de Solos da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). De acordo com a Seinfra, a medida agregará ainda mais qualidade às obras por meio de testes e análises de solos e misturas, necessários para boa preparação do pavimento onde será aplicado o revestimento asfáltico.
A secretária Waldívia Alencar, explicou que a iniciativa de revitalizar o laboratório era uma necessidade antiga e necessária para dar um embasamento mais técnico às obras desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Infraestrutura como estradas e rodovias. “Esta medida garantirá a qualidade e a durabilidade do pavimento das obras fiscalizadas pela Seinfra”, destacou.
De acordo com os engenheiros responsáveis pelo laboratório, Gleupércio Castelo Branco e Alcir Lima, com a melhoria será possível, por exemplo, emitir relatórios contendo análises técnicas que orientarão medidas a serem adotadas em uma obra. “O laboratório por um bom tempo foi subutilizado, mas agora, com a reestruturação temos a perspectiva de contribuir ainda mais com conhecimento técnico e laudos analíticos”, explicou o engenheiro Alcir Lima.
“O laboratório fará ainda ensaios com concreto para se determinar a resistência característica à compressão, necessária para atingir maior durabilidade e consistência do material utilizado”, ressaltou o engenheiro Gleupércio Castelo Branco.
Outra vantagem conforme os engenheiros será o fornecimento de informações sobre o tipo do solo e as misturas asfálticas a ser aplicadas nas obras executadas em estradas e rodovias, ou mesmo em outras demandas.
 
Ascom/Seinfra