Termina primeira etapa de implantação do Sistema Integrado de Gestão e Controle de Obras

Terminou nesta quinta-feira, 28, na Escola Superior de Ciências da Saúde, o primeiro módulo de treinamento do Sistema Integrado de Gestão e Controle de Obras Públicas, o SICOP, que está sendo implantado pelo Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF.

O treinamento, realizado na sala 3.3 do Laboratório de Informática da Escola Superior de Ciências da Saúde, na Avenida Carvalho Leal, no bairro da Cachoeirinha, foi oferecido para duas turmas, sendo uma pela manhã e outra à tarde, reunindo funcionários de todas as secretarias demais órgãos envolvidos, direta ou indiretamente, com a realização de obras na capital e no interior.

Este foi o primeiro módulo, segundo informou ontem Carmelita Reis, uma das coordenadoras do processo de implantação. Já está em andamento o Módulo de Implantação e logo em seguida terá início o de Contratos e Convênios.

Presente ao encerramento desta primeira etapa, a secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar, destacou que, com este sistema serás possível fazer um acompanhamento em tempo real de todas as obras, desde o processo licitatório à conclusão efetiva da obra, da entrega da obra pronta.

Segundo ela, este sistema vai exigir que todas as obra sejam catalogadas,com todos os dados os dados atualizados quase que diariamente. Sem a atualização dos dados requeridos pelo SICOP – como por exemplo as medições-, as empreiteiras contratadas, responsáveis pelas obras em questão, não poderão receber nenhum adiantamento. Cada registro conterá, por exemplo, dados sobre a licitação, empresa vencedora, objeto e valor do contrato, prazos, estágio atual da obra, etc.

Citando apenas um dos inúmeros benefícios deste novo sistema de acompanhamento de obras, é importante dizer o sistema de pagamento só funcionará se os dados estiverem atualizados, inclusive no tocante às medições devidamente acompanhadas de documentação fotográfica.

“Ganha o Governo do Estado, porque ganha agilidade no acompanhamento das obras, ao mesmo tempo em que mostra transparência e responsabilidade no trato da coisa pública; e ganha a sociedade como um todo porque passa a ter um controle físico e financeiro maior sobre as obras contratadas pelo Governo do Estado”, ponderou Waldívia Alencar.

Miguel Capobiango, da Secretaria de Governo, SEGOV, destacou o fato de que, com o SICOP, não apenas o Governo do Estado terá um controle maior sobre as obras, como também os demais órgãos fiscalizadores e a sociedade, que passa a ter acesso imediato a qualquer ora e momento de todas as obras, passando ela própria a promover uma fiscalização paralela, cidadã.

“É óbvio que em um primeiro momento haverá alguma dificuldade, exatamente em função de ser uma novidade, mas assim que nós nos acostumarmos com esta ferramenta, o Amazonas passará para um novo estágio em termos de acompanhamento de obras”, comemorou.