Governo do Amazonas investe em obras em diversas frentes nos primeiros 100 dias

Investimentos contemplam obras em áreas como mobilidade urbana

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), completou 100 dias de gestão com R$ 27,2 milhões investidos em dez obras concluídas, gerando 378 empregos diretos e indiretos.

Entre as obras concluídas no período estão a Revisão Geral do prédio do Núcleo de Ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Pauini, e a reforma da orla de Maraã.

Na cidade de Itacoatiara, foram concluídas duas obras: a reforma da sede da Associação Comercial, Industrial e do Agronegócio (Aciaita) do município e o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila Batista, Rio Arari, zona rural.

Em Boa Vista do Ramos, foi concluída a instalação de um reservatório de água no município. Já em Beruri, foi finalizada a construção de um terminal flutuante para atender a Comunidade Santa Maria do Pupunha I.

Em Iranduba, o Governo do Amazonas entregou o Ramal Santa Maria, no quilômetro 13 da rodovia AM-070. O ramal possui quatro balneários, que fomentam o turismo na região, e ainda 22 estabelecimentos comerciais. Ao todo, 625 famílias estão sendo beneficiadas diretamente com a obra, cujo número representa aproximadamente 2.447 pessoas distribuídas nas comunidades São Sebastião, Boa Esperança, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Vera Lúcia.

Ainda em Iranduba, foi concluída a revitalização da rodovia AM-151, situada no KM 18 da AM-070 e que dá acesso à sede do município. A obra contemplou 10,05 quilômetros, com serviços de terraplanagem, elevação do greide (altura da pista), pavimentação, drenagem e sinalização. A AM-151 é a única via de acesso à sede de Iranduba por terra e liga a cidade aos municípios de Manacapuru, Novo Airão, e à capital, Manaus.

Entre as obras concluídas pelo Governo do Amazonas também estão a reforma e adequação da embarcação Puxurium 2 (Base Arpão) e a reforma da cobertura do prédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Manaus.

Outros investimentos – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) concluiu a obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Maués.  As intervenções permitiram a ampliação da capacidade de armazenamento e fornecimento de água, que já havia aumentado com o ProsaiMaués, inaugurado em 2019. A nova obra permitiu a construção de mais quatro poços artesianos e um reservatório de água com capacidade para 150 mil litros, além da instalação de 2,8 quilômetros de rede de distribuição de água.

As Feiras do São Francisco e do Quarentão tiveram suas reformas concluídas.  Elas estão inseridas em uma série de convênios com a Prefeitura de Manaus, firmados via UGPE, para a reforma de 30 feiras e mercados. A recuperação dos espaços inaugurados há mais de 20 anos contribui para o desenvolvimento social e econômico da cidade e para o bem-estar da população.

No mês de março, a UGPE levou as ações do programa Ilumina+ Amazonas para Itapiranga e Silves .  O município de Itapiranga teve 1.232 pontos iluminados com LED na zona urbana, enquanto Silves recebeu 889, dos quais 149 foram instalados em 11 comunidades rurais. Já são 32 o número de municípios beneficiados com LED pelo Governo do Amazonas e 43 comunidades rurais.

A UGPE concluiu a revitalização do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo e está reformando os Caimis Ada Viana e Paulo Lima.

Fotos: Acervo Secom