Governo do Estado apresenta plano de combate preventivo a erosões em áreas de risco

 

 

Governo do Estado apresenta plano de combate preventivo a erosões em áreas de risco
 
 
O Governo do Amazonas poderá agir mais intensivamente e de forma preventiva sobre as áreas consideradas de risco à sobrevivência e nas quais existam moradias irregulares. Um dos principais aliados nesse trabalho será o Plano de Combate às Erosões e Áreas de Risco do Município de Manaus apresentado hoje pela titular da Seinfra, Waldívia Alencar durante a 5ª Reunião Ordinária do Comitê Interinstitucional de Controle de Áreas de Risco (Cicar).
 
O trabalho é uma iniciativa pioneira do Governo do Estado em âmbito local e vai contribuir substancialmente na adoção de medidas para evitar acidentes naturais nos locais que correm riscos iminentes de deslizamentos ou sofram ameaças de alagações.
 
No plano, além da identificação de novas áreas é feito o detalhamento de ações de recuperação já desenvolvidas pelo Governo do Estado, via Seinfra, em áreas atingidas por processos erosivos em diversos pontos da cidade. “O Governo já vem executando ações dessa natureza no sentido de recuperar encostas atingidas pelo que chamamos tecnicamente de voçorocas. Neste plano mapeamos mais de 60 tipos de erosão e todas as ações preventivas serão adotadas de imediato pelo Comitê a partir de agora”, explicou a secretária.
 
O Governador Omar Aziz já havia recomendado anteriormente que as áreas identificadas fossem recuperadas, como medida de evitar tragédias e visando ainda impedir o processo de novas ocupações desses locais. “O processo de erosão de encostas põe em risco a integridade física das pessoas que constroem suas casas nesses locais e atuaremos para prevenir maiores danos”, acrescentou a secretária Waldívia Alencar.
 
De acordo com o representante da Seinfra no Cicar, engenheiro Rogério Genício, o plano atende ao Termo de Cooperação Técnica assinado com o Ministério Público Estadual (MPE) para prevenir eventuais sinistros nesses locais e as obras serão executadas pela Seinfra em ordem de prioridade. “Temos previsto hoje, três obras determinadas pelo Governador para iniciar. Elas estão localizadas nos bairros Grande Vitória, Nova Vitória e Mauzinho, situados na zona Leste de Manaus”, informou.
 
Segundo Rogério, as obras estão sendo licitadas e a previsão é que iniciem no primeiro semestre de 2012. “Especificamente sobre as áreas mencionadas serão retiradas cerca de 30 moradias e em seguida reassentadas”, complementou o engenheiro.