Governo do Estado coloca Proama em funcionamento até dezembro

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), projeta para o mês de dezembro a entrada em operação do novo sistema de captação e tratamento de água que beneficiará mais de 500 mil pessoas residentes nas zonas Leste e Norte de Manaus, o conhecido Programa Água para Manaus (Proama). Nesta semana teve início os primeiros testes de tratamento de água do complexo e deve durar entre 30 e 60 dias.
 
O Proama deve entrar em pleno funcionamento no final do ano, conforme projetam os coordenadores do programa na Seinfra, secretaria responsável por sua implementação, mas que conta com parceria técnica e operacional da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
De acordo com o coordenador executivo do Proama, engenheiro Sidney Galvão Monteiro, a partir de agora, o programa deu início a uma importante fase que é a de tratamento da água. “Estamos entrando agora na fase de floculação e decantação da água do sistema onde iremos testar os filtros. Após isso, vamos jogar esta água para os cinco reservatórios que fará a limpeza de todo o complexo e adutoras, sendo este líquido descartado após esse processo”, explicou o engenheiro.
 
Passada essa fase, conforme o engenheiro, começa a segunda etapa. “Depois de tudo testado e feitas correções em eventuais vazamentos passa-se ao tratamento final, onde todo o sistema trabalhará em conjunto fazendo a cloração e armazenamento de água para depois jogar na rede distribuidora”, complementou.
 
Durante visita técnica às instalações do Proama na última quinta-feira, engenheiros, farmacêuticos e bioquímicos realizavam testes na água com a adição de sulfato, elemento químico facilitador da floculação do líquido. “Depois de alcançarmos o nível desejado a água segue para os tanques decantadores, onde é filtrada e após isso bombeada para os cinco tanques para serem limpos”, ressaltou Sidney Galvão.
 
Com a finalização desta fase fica mais próximo de ser realizada a meta do Governo do Amazonas em resolver definitivamente o problema da falta de abastecimento de água nas zonas Leste e Norte da capital.
“Com a entrada em funcionamento desse sistema daremos um grande reforço no abastecimento de água daquela região, que sozinho o município não tem condições de atender. Vamos beneficiar direta e indiretamente 500 mil pessoas”, destacou a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
 
A expectativa é de que até o final de dezembro sejam finalizados todos os testes operacionais e comece efetivamente a distribuição da água na rede domiciliar.
 
Parceria fortalecida
 
O diretor presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Heraldo Beleza, reconheceu que o Governo do Estado fez um árduo esforço para tornar realidade o Proama. Ele argumenta que atualmente a concessionária dos serviços de Manaus não atende as expectativas dos habitantes daquelas zonas, mas graças a ajuda do Governo essa realidade será transformada. “O programa levará água de boa qualidade aos moradores obedecendo a todas as exigências do Ministério da Saúde. Certamente a população será amplamente beneficiada”, acrescentou o diretor presidente da Cosama.
 
 
 
Ascom/Seinfra