Revitalização da rodovia Carlos Braga impulsiona produção rural de Iranduba

Idam contabiliza 3.376 agricultores ao longo da AM-151. No total, 5.221 famílias vivem no entorno da rodovia

A revitalização da rodovia Carlos Braga (AM-151), entregue nesta quinta-feira (30/03), pelo governador Wilson Lima, beneficia diretamente 5.221 famílias que vivem ao longo da via, o equivalente a 20 mil habitantes, dos quais 2.376 são produtores rurais. 

A rodovia AM-151 recebeu investimentos de R$ 9,6 milhões do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

Foram revitalizados 10 quilômetros da rodovia, com serviços de terraplanagem, elevação da altura da pista, pavimentação, drenagem e sinalização. A estrada não recebia intervenções desse porte há pelo menos 10 anos.

A recuperação da AM-151 melhora a locomoção da população do entorno da via e de Iranduba, além de facilitar o escoamento da produção agrícola. 

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), há 2.376 agricultores ao longo da AM-151. A estimativa é de que 5.221 famílias residem na localidade, o equivalente a mais de 20,8 mil habitantes, dos 59.767 habitantes do município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Produção rural – Ao longo da rodovia há diversos tipos de cultivos agrícolas, além de olarias, fábrica de laticínios, restaurantes regionais, vendas de produtos de artesanato, criações como avicultura de postura e corte, meliponicultura e bovinocultura.  Entre os principais cultivos da região estão o mamão, maracujá, limão, laranja, pitaya, coentro, cebolinha, alface, couve, abobrinha, tomate, pimentão e a pimenta de cheiro.

O produtor rural, Adalberto de Araújo, é um dos que já contempla o benefício da pavimentação da rodovia para escoar sua produção de mamão, melancia e maracujá na região para a capital. “Hoje essa estrada está sendo um alívio para toda a comunidade e para os produtores rurais. O Iranduba é um município muito promissor, e o trabalho do governador Wilson Lima tem gerado muitas expectativas para mais investimentos em nossa cidade. Antes, o carro quebrava e custava de 30 a 40 minutos para sair. Agora a estrada é boa”.

FOTOS: Diego Peres / Lucas Silva / Secom