Seinfra e BID inspecionam locais para implementação do PROSAIMAUÉS

 
O Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosaimaués), do Governo do Amazonas, passou por mais uma etapa de implementação. Nesta semana, a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, liderou uma equipe que visitou áreas que sofrerão intervenção no município, incluindo comunidades indígenas. O grupo formado por representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), técnicos da prefeitura local e da Seinfra inspecionaram os locais, de onde obtiveram as primeiras impressões sobre o programa.
 
Na sede do município, o programa vai intervir em três lagoas que estão sofrendo a interferência direta da população no ambiente, onde a exemplo de Manaus, serão realizadas obras urbanísticas, habitacionais e de jardinagem. “Percebemos aqui o quanto será grandioso uma ação desta natureza pelo Governo do Estado neste município, pois a população ganhará com qualidade de vida”, destacou a secretária de Estado da Seinfra, Waldívia Alencar.
 
Durante uma reunião técnica no município, técnicos da Seinfra, representantes do BID e a secretária Waldívia, discutiram detalhes técnicos do projeto, incluindo orçamento, responsabilidades institucionais e outros assuntos. “Esta discussão é necessária e muito esclarecedora, porque dilui dúvidas e aponta esclarecimentos para um bom envolvimento de todos aqueles engajados no programa. A visita serve para fazermos uma avaliação dos impactos do projeto e sua dimensão, alcance, entre outras coisas. Ficamos impressionados com tudo o que vimos até agora”, contou a analista do BID, Cláudia Borges.
 
Para o especialista em saneamento do BID, Yvon Mellinger, a receptividade do programa por parte do banco é bastante positiva, porque a instituição financeira avalia que a obra vai interferir de sobremaneira, social e economicamente na vida dos principais beneficiados que é a população. “Temos em todo mundo a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento dos países que necessitam de nossa ajuda. Projetos que como esse trazem uma grande satisfação para nós, criando uma expectativa bastante positiva sobre sua implementação no município de Maués”, disse.
 
Extensão a indígenas
 
Com a instalação do Prosaimaués, não só a população da sede do município será alvo de benefícios, mas sua atuação será extendida a 13 comunidades indígenas da região.
O grupo visitou uma delas, a Sagrada Família, distante cerca de uma hora e meia via fluvial da sede municipal. Lá, a secretária Waldívia Alencar, os representantes do BID, prefeito de Maués Miguel Paiva e os técnicos da Seinfra observaram as necessidades e os anseios da população indígena. Segundo a secretária, o programa beneficiará os indígenas com a instalação de sistemas de abastecimento de água. “O nosso objetivo é garantir com esta ação, água de qualidade para os indígenas, instalando poços artesianos, os quais trarão benefícios indispensáveis para a manutenção da saúde deles”, ressaltou a secretária. As lideranças indígenas da aldeia demonstraram bastante otimismo com o anúncio de que sua comunidade será atendida pelo programa.
 
 
 
Ascom/Seinfra