Seinfra realiza ciclo de palestras sobre o Meio Ambiente

Evento é realizado anualmente e aborda assuntos alusivos ao meio ambiente

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) realizou nesta quarta-feira (06/06), em seu auditório, com início às 9h, um ciclo de palestras em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho.

Instituído pela ONU, a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, a data tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para os problemas ligados à questão ambiental, promover a discussão sobre o tema, bem como disseminar o interesse pela preservação dos recursos naturais do planeta.

O evento, organizado pela Assessoria Ambiental da Seinfra, é realizado todos os anos pela secretaria e aborda os temas alusivos ao meio ambiente.

O Dr. Márcio Luiz da Silva, do INPA, ministrou palestra sobre a qualidade da água no Amazonas

Programação – Foram duas palestras sobre temas voltados para as áreas da construção civil e da conservação da água.

Na abertura do evento, às 9h da manhã desta terça-feira, foi ministrada a palestra “Panorama da Qualidade da Água no Amazonas”, com destaque para os aquíferos, que teve como palestrante o Dr. Márcio Luiz da Silva, que é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

Na sequência da programação, à tarde, a partir das 13h45, o evento teve continuidade com a participação de duas especialistas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM: a analista ambiental Francisca Rosivana Campos Pereira; e a engenheira ambiental Lilian Dirane, que abordaram o tema “Resíduos da Construção Civil no contexto das Normas Ambientais no Estado do Amazonas”.

Francisca Rosivana, do IPAAM, abordou o tema “Resíduos da construção civil no contexto das normas ambientais no Estado do Amazonas”

O secretário executivo de Infraestrutura, Gustavo Brugnara, que fez a abertura oficial do evento, ressaltou que a Seinfra prima pelo cumprimento das normas referentes ao Meio Ambiente, e que a realização destes eventos só vem confirmar a preocupação da secretaria no cumprimento da legislação voltada para este setor.

“Nós estamos alinhados com a responsabilidade socioambiental na área de infraestrutura, tanto que instituímos um setor específico para tratar deste tem dentro da estrutura organizacional da secretaria, que é a Assessoria Ambiental”, destacou Brugnara.

Composta por engenheiros florestais, geólogos e biólogos, dentre outros profissionais da área, a Assessoria Ambiental da Seinfra é comandada pela servidora Daniele Lopes, que é a assessora chefe; além de Paulo Romeu Hendge e Julie Alves, engenheiros florestais; José Dantas e Albert Reis, biólogos; e Thiago Araújo, que é geólogo; e ainda uma estagiária; e uma assistente administrativa.

Além da apresentação de temas da mais alta importância para a questão ambiental, principalmente na área da construção civil, a realização de sorteio de livros editados pelo Instituto nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e de brindes, bem como a distribuição mudas de plantas frutíferas e ornamentais integraram a programação da Semana do meio Ambiente deste ano na Seinfra, que contou com a participação maciça de seus servidores.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).