Seinfra realiza testes em tanques e adutoras do PROAMA

A fase de testes realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) nas adutoras e tanques de reservação do PROAMA – como preparação para a entrada em operação do sistema está bem adiantada, segundo informou nesta sexta-feira, 25, a secretária Waldívia Alencar.

Os procedimentos em andamento neste momento consistem na verificação da estanqueidade dos tanques e das adutoras para averiguar a possibilidade de vazamentos, cuja ocorrência é perfeitamente natural, de acordo com os técnicos do PROAMA.

Por determinação do governador Omar Aziz os testes em andamento devem ser realizados com o máximo de rigor, para garantir que o sistema funcione perfeitamente após a sua inauguração.

De acordo com o coordenador do projeto, engenheiro Sidney Monteiro, até o próximo domingo, 27, todos os cinco reservatórios estarão cheios. Ainda nesta sexta-feira, 25, está previsto o acionamento de mais uma bomba para encher os tanques do Núcleo 23, da Cidade Nova; e o do Mutirão, ambos na zona Norte. Os situados no bairro Nova Floresta e Tancredo Neves já estão cheios, faltando realizar os testes no sistema elétrico do Nova Floresta para levar água para ao tanque do Jorge Teixeira, todos na zona Leste.

“Nós pretendemos encher e esvaziar por pelo menos três vezes todos os tanques e adutoras, nos chamados testes estruturais, para localizar possíveis vazamentos e promover os reparos necessários”, informou o engenheiro. Lembrando que tais vazamentos são perfeitamente naturais e que os testes são realizados exatamente para identifica-los. Com isso, garante-se então que no momento de entrada em operação do sistema definitivamente tudo esteja perfeito e sem vazamentos.

Na rua Topázio, localizada no bairro Nova Floresta, por exemplo, o tanque do PROAMA está transbordando, segundo relataram técnicos e moradores. Na verdade, o fato não representa nenhum perigo aos moradores por se tratar de testes de estanqueidade, para verificar a possível existência de vazamentos na estrutura, testes estes que estão sendo realizados em todos os demais tanques e adutoras.

Os trabalhos estão sendo realizados com a presença de técnicos do Consórcio Amazonas e Siemens, bem como da Cosama e da própria SEINFRA, trabalhando diariamente em todas as frentes do programa nesta fase de testes, para se certificar de que todos os procedimentos estão sendo realizados dentro das normas técnicas e legais exigidas nestes casos.