Comunidade do Tarumã Mirim é beneficiada com sistema de abastecimento de água

Pelo menos 80 famílias da comunidade do Julião, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Tupé, a 25 quilômetros do centro de Manaus, serão beneficiadas pelo Governo do Estado do Amazonas por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) com a construção de um sistema de abastecimento e distribuição de água para garantir a água potável para os moradores.
Até o momento, o investimento foi da ordem de R$ 164.937,27 com os serviços executados pela Construtora Tocantins, Indústria e Comércio Ltda. A engenheira Joyce Marinho esclarece que esse trabalho ajudará a minimizar o desabastecimento de água potável, própria para o consumo humano, principalmente no período da vazante. "Apesar de parecer uma obra de pequeno porte, o alcance social dela é de grande magnitude, porque garantirá o abastecimento de água de qualidade e de fácil acesso aos moradores, oferecendo saúde e qualidade de vida", explica a engenheira.
A perfuração do poço artesiano na comunidade do Julião apresenta um percentual físico de 40% de obra concluída. O poço, quando finalizado, terá 100 metros de profundidade, de modo a garantir a qualidade da água que será disponibilizada à população local.
"Mesmo assim, a água proveniente deste poço passará por diversos testes e exames químicos, antes de ser liberada para o consumo humano", garante a engenheira.
Também está em construção uma base de concreto para abrigar a caixa d’água e o chafariz com seis torneiras para a distribuição da água. A obra tem previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2017.

ASCOM/SEINFRA