Acesso à Informação

Institucional

Criada desde 2003, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) é um órgão integrante da administração direta do Poder Executivo do Governo do Estado do Amazonas. A secretaria formula políticas públicas de infraestrutura em áreas prioritárias como transportes, energia, telecomunicações, saneamento básico e urbanização.

Também busca viabilizar a implementação de programas e projetos de infraestrutura com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas, bem como investir na malha rodoviária, na abertura e conservação de ramais, vicinais e estradas essenciais à circulação da população e escoamento da produção. A Seinfra atua também no acompanhamento, fiscalização e recebimentos de obras e serviços de engenharia de interesse da Administração Direta.

A infraestrutura é parte essencial em qualquer setor ou área de Governo que se propõe a trabalhar pautado em diretrizes profundamente planejadas e projetadas, visando resultados satisfatórios e duradouros à coletividade. Buscando corresponder a essa característica definida, a pasta da Infraestrutura adota um conjunto próprio de características, tais como: missão, visão e valores que as identifica e diferencie das demais.

Até 2011, esse órgão era denominado como Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Seinf), e por meio do Decreto de n.º 3.360, de 27/09/2011, houve a modificação para Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Em 2019, através da Lei Delegada n.º 122, de 15/11/2019 houve outra modificação passando para Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus.

Em 2023 através da Lei nº 6.225, de 27/04/2023, que dispõe sobre a moficação da organização administrativa do Poder Executivo Estadual e alteração na estrutura e natureza de outros orgãos e entidades do poder executivo, capitulo III, modificou para Secretaria de Estado de Infraestrutura.

MISSÃO:

  1. Formular políticas públicas de infraestrutura em áreas prioritárias como de transportes, energia, telecomunicações, saneamento básico e urbanização;
  2. Viabilizar a implementação de programas e projetos de infraestrutura com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas;
  3. Investir na abertura e conservação da malha de ramais e vicinais essenciais à circulação da população e escoamento da produção;
  4. Acompanhamento, fiscalização e recebimentos de obras e serviços de engenharia de interesse da Administração Pública.

VISÃO:

  • Ser referência na gestão com excelência nas ações de infraestrutura e na prestação de serviços, primando pelo desenvolvimento.


VALORES:

  • Executar as obras e serviços de engenharia dentro das Normas Técnicas exigidas;
  • Maximizar os recursos públicos minimizando os custos na realização das obras com absoluta segurança;
  • Gerir os trabalhos e recursos com transparência para a sociedade;
  • Fazer uso correto das atribuições definidas, primando pela ética na relação profissional.