‘É o sonho de todo agricultor’, diz produtora rural beneficiada com pavimentação de ramal no Careiro Castanho

Ramal do 11, na rodovia AM-254, foi entregue pelo governador Wilson Lima nesta terça-feira (29/11)

A pavimentação do Ramal do Quilômetro 11, na rodovia AM-254, município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), mudou para melhor a vida de cerca de 90 famílias que moram no local e vivem, em sua maioria, da produção rural. Depois de 40 anos de existência, o ramal, importante para o escoamento da produção de itens como hortaliças e ovos, foi asfaltado e entregue pelo governador Wilson Lima na terça-feira (29/11).

“É a realização de um sonho para os produtores rurais do Ramal do 11, que sempre enfrentaram uma dificuldade muito grande para escoar a produção. Vai melhorar a vida de quem optou por morar na zona rural e produzir alimentos sustentáveis”, destacou o titular da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Petrúcio de Magalhães Júnior.

Para quem reside na região e ganha a vida a partir da venda de produtos da agricultura familiar, os serviços executados nos 9,4 quilômetros de extensão do ramal representam mais renda e qualidade de vida.

“Tínhamos muitas dificuldades em tirar os nossos produtos, atoleiro, e no final o nosso lucro era quase zero. Esse ramal para a gente é o sonho de todo agricultor. Hoje vocês estão vendo essa maravilha que é o Ramal do 11. Gratidão ao governador”, afirmou Ana Peixoto, 48, presidente da Associação Arumã, que conta com 65 associados, produzindo ovos e hortaliças escoados para a sede do município de Autazes e para a comunidade Novo Céu.

Os trabalhos executados incluem terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical.

Desenvolvimento econômico e social – Além de garantir o direito de ir e vir, a pavimentação do ramal contribui para o desenvolvimento econômico das comunidades do entorno, possibilitando, inclusive, o aumento na produção de ovos.

“A gente não tinha como expandir essa produção, porque a dificuldade de levar e trazer o produto era muito grande, caminhão grande não conseguia entrar. Hoje, com essa pavimentação asfáltica, a nossa granja está em produção de 7 mil ovos/dia e a produção só vem crescendo, o desenvolvimento do ramal é nítido graças a essa pavimentação asfáltica do Governo do Estado”, ressaltou o agricultor Adelson Junior, 49, que há 12 anos mora no ramal com a família.

O produtor é pai de uma criança que estuda na Escola Municipal Maria Mercedes, nas proximidades do ramal, afirma que a pavimentação também contribui para a frequência dos estudantes na sala de aula.

“Muitas crianças perdiam aula aqui, era raro o dia do inverno que era possível levar essas crianças para a aula, o déficit de aprendizado era muito grande. Com essa pavimentação os alunos chegam na aula e voltam tranquilos. Vida nova graças a Deus e ao governador Wilson Lima.

A professora e agricultora Lindalva dos Santos, 37, escolheu o Careiro Castanho para morar com os filhos há dois anos. Ela conta que agora vai ser possível dar mais qualidade de vida para a família.

“Faz muita diferença. Quando chegamos aqui o ramal tinha péssimas condições. A dificuldade do povo era muito grande, o nosso carro inclusive ficou na lama. Quando chegou o asfalto, todo mundo ficou feliz. Muito obrigada, governador, nós agradecemos muito por esse ramal asfaltado, isso é muito gratificante para nós”, declarou Lindalva.

As famílias de produtores rurais são assistidas pelo Estado por meio de toda a estrutura do Sistema Sepror, que direciona ações para beneficiar os agricultores.

“Muitas ações do Governo (para essa região), não só na melhoria da infraestrutura, mas também para garantir a compra para a merenda escolar, assistência técnica, acesso ao Crédito Rural esses produtores buscam no Idam, na ADS, na Adaf; e a secretaria fomenta com alevinos, com infraestrutura, todo o apoio necessário para que esses produtores possam ter dignidade”, detalhou o secretário Petrucio Magalhães.

Desde 2019, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra), já concluiu 141 quilômetros de ramais (20 obras), totalizando R$ 158 milhões. Atualmente está executando outros 172 quilômetros (21 obras), com investimento que somam R$ 229,7 milhões.

FOTOS: Arthur Castro/Secom