Governo do Amazonas anuncia construção de moradias para famílias vítimas de incêndio

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), anuncia a construção de 512 unidades habitacionais para atender famílias atingidas pelo incêndio em 2012 na comunidade Arthur Bernardes, localizada na Zona Oeste de Manaus. A obra está orçada em R$ 59.522.002,02.

Primeiramente, serão feitas as obras de requalificação urbanística do igarapé da Cachoeira Grande. Ele está situado entre a rua Arthur Bernardes e a avenida Kako Caminha, nas proximidades de onde ocorreu o incêndio que destruiu praticamente todas as casas da comunidade.

O anúncio foi feito pelo subsecretário da Seinfra, Fernando Elias. Os trabalhos na área reiniciaram na sexta-feira (10/11) e serão concluídos ainda na gestão do governador Amazonino Mendes. A obra estava parada desde 2015. O projeto a ser executado prevê, ainda, serviços de terraplenagem, macrodrenagem, microdrenagem, pavimentação e a implantação de duas quadras-bairros, totalizando as 512 habitações.

Na época do ocorrido, o Governo do Amazonas prestou atendimento aos moradores. Disponibilizou aluguel social – por meio do programa denominado Bolsa Moradia Transitória – às famílias que preferiram essa opção. Algumas acharam melhor receber a indenização de seus imóveis, enquanto outras optaram por aguardar o deslocamento para as quadras-bairro do Prosamim-BID situadas no igarapé do Mestre Chico II, no bairro da Praça 14, Zona Sul.

Na próxima segunda-feira, 13/11, será publicado no Diário Oficial do Estado um Edital de Chamamento para convocar empresas interessadas em participar do processo seletivo, para que se cadastrem e apresentem a documentação exigida para a construção das unidades habitacionais. A Seinfra montará uma comissão para avaliar documentação e propostas.