Governo do Estado anuncia ampliação do sistema de abastecimento de água de Nova Olinda do Norte

Obra irá beneficiar mais de 38.000 pessoas na sede do município

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), anunciou, nesta quinta-feira (25/11), a realização das obras de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manaus).

Com investimento previsto no valor de R$ 19 milhões, o projeto, em processo de licitação no Centro de Serviços Compartilhados (CSC-AM), tem previsão de construção de uma estação de captação superficial no Rio Madeira, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para tratar 300 metros cúbicos de água por hora (300m³/h); 20 quilômetros de rede de distribuição para atender as ligações domiciliares dos bairros de Santa Luzia, Sarapolândia e Chicolândia (Centro) e de todos os demais bairros da sede do município.

Também será construído um Centro de Reservação e Distribuição Central, com dois reservatórios principais, sendo um apoiado com 756 m³ e outro elevado, com 288 m³. Este último fará a distribuição para as residências próximas no centro (Chicolândia).

A distribuição será feita a partir dos reservatórios centrais para os centros de reservação dos bairros de Santa Luzia e Sarapó, que terão 288 m³ de capacidade.

Situado na calha do Rio Madeira, o município de Nova Olinda do Norte tem uma população estimada em 38.665 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2021.

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).