Governo do Estado inaugura Passagem de Nível da Torquato Tapajós neste sábado

O Governo do Estado do Amazonas vai inaugurar neste sábado, dia 4 de outubro, às onze horas da manhã, a Passagem de Nível da Torquato Tapajós.

A informação foi prestada ontem pelo secretário de Estado de Infra-Estrutura, Eng. Orlando Mattos Junior, que também comentou as inúmeras dificuldades enfrentadas nesta obra, que representa um marco nas intervenções viárias idealizadasadas pelo governador Eduardo Braga, objetivando oferecer maior fluidez no tráfego de veículos naquela área da cidade.

É que além do redimensionamento do projeto original – que passou a ter uma abrangência bem maior, a obra enfrentou também questões ligadas às desapropriações dos terrenos e edificações situados na área de sua influência, como no caso das alças viárias, necessárias para fazer a interligação entre a Passagem de Nível com as pistas de rolagem da Torquato Tapajós e dos conjuntos situados no entorno, como o Santos Dumont, por exemplo.

“É perfeitamente sabido que nem sempre as desapropriações acontecem com a mesma velocidade, principalmente nos casos em que há algum tipo de contestação por parte dos proprietários”, frisou o secretário de Infra-Estrutura.

Um dos inúmeros pontos positivos da PI, ou Passagem Inferior – no jargão técnico-, é ela vai permitir que seja eliminado o semáforo que existe atualmente em frente ao conjunto Santos Dumont.

Os veículos que trafegam tanto no sentido centro-bairro, quanto em sentido contrário, em direção ao centro, poderão fazer esse trajeto sem que tenham que enfrentar engarrafamentos, em razão do acúmulo de veículos em frente ao conjunto Santos Dumont, principalmente nos horários de pico.

Outra medida diz respeito ao trajeto em frente ao Clube Municipal, que passará a ser contínuo, deixando de existir o retorno. A partir de agora, todos os carros que saírem do Conjunto Beija-Flor, terão que acessar a PI, a passagem de nível inferior, para tomar a Torquato Tapajós, no sentido bairro-centro. Quem estiver fazendo o trajeto centro-conjunto Santos Dumont – e vice-versa, terá que acessar uma das alças viárias da PI.

O piso recebeu revestimento asfáltico do tipo AAUQ, calçadas, meio-fio e sarjeta, drenagem superficial e profunda, iluminação em toda sua extensão e sinalização. As alças têm uma extensão de 1,6 km de extensão.

Túnel – A construção do túnel sob a pista da Torquato Tapajós foi feita com as tecnologias mais avançadas, segundo informou o secretário Orlando Mattos Junior. “Para se ter uma idéia da tecnologia aplicada, basta dizer que o túnel foi construído de cima para baixo, com a colocação das estacas hélice contínua monitoradas por computador e as vigas de sustentação do leito da pista, sem a interrupção do tráfego”, explicou o secretário.

O custo total da obra foi de R$ 11.256.895,04, valor este dividido entre as construtoras Soma, que construiu as alças viárias; e a Econcel, responsável pela construção da Passagem de Nível.

A obra está recebendo os retoques finais para a inauguração neste sábado.