Governo do Estado recupera aeroporto de Parintins

O Secretário de Estado de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior, visitou nesta semana, as obras de recuperação do aeroporto de Parintins e conferiu a situação em que se encontra a lixeira do município, alvo de muita polêmica por conta do próprio aeroporto, que corria o risco de ser interditado.

Acompanhado da Secretária do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira; Marcílio Freitas, Secretário Executivo de Tecnologia; e Néliton Pinheiro, do IPAAM, o secretário de Infra-Estrutura conferiu de perto o início das obras de recuperação do aeroporto de Parintins, que tem uma pista de 1.88 x 30, construída em concreto asfáltico.

O aeroporto de Parintins é homologado pela Agência de Aviação Civil (ANAC), mas vem enfrentando uma série de problemas, em função das condições de sua pista e por conta da lixeira, que por ser localizada muito próxima, apresenta uma concentração muito grande de aves, principalmente urubus, que podem colocar em risco as operações de pouso e decolagem, provocando graves acidentes.

“O governador Eduardo Braga determinou prioridade na resolução desta questão”, informou Orlando Mattos Junior, destacando a realização de uma reunião da comitiva governamental com a prefeitura do município, quando o problema foi debatido e apresentadas alternativas para evitar a possibilidade de algum tipo de sanção ou até mesmo a interdição da pista, o que representaria um prejuízo enorme para a economia de Parintins, já que o festival está batendo às portas.

A questão da lixeira deverá ser resolvida em um prazo máximo de vinte dias.

A alternativa encontrada, segundo informou o secretário de Infra-Estrutura, no decorrer da reunião de trabalho com representantes da prefeitura de Parintins, foi promover o revestimento da lixeira, de forma emergencial e provisória, uma vez que o Executivo municipal está disponibilizando um outro local para a instalação da lixeira.

De acordo o secretário, o novo terreno, cedido pela prefeitura, tem uma área de quinze hectares e está situado na região do Macurani, a uma distância de pelo menos cinco quilômetros do aeroporto. A cessão do terreno ainda vai passar por um processo de autorização pela Câmara Municipal de Parintins, mas não deverá enfrentar nenhum obstáculo, uma vez que a transferência da lixeira representa a solução definitiva para este problema que já se arrasta há algum tempo.

Prazo de entrega – As obras de recuperação da pista de pouso do aeroporto de Parintins estão sendo feitas pela empresa WP Construções Ltda. De acordo com o que foi acertado entre o Governo do Estado do Amazonas, 7º Comando Aéreo da Região, VII COMAR – com aprovação da ANAC, as obras deverão estar prontas até o dia 25 de junho, informou Orlando Mattos Junior.