Obras em 2009 SEINF apresenta balanço positivo

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINF), responsável pela realização da maioria das obras do Governo do Estado do Amazonas, encerra o ano de 2009 com um balanço altamente positivo, seja no que diz respeito às obras comandadas diretamente pelas suas equipes, ou sob sua fiscalização.
Segundo informou a secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar, titular da pasta desde agosto deste ano e a primeira mulher a assumir o cargo, ocupado até então exclusivamente por homens, o numero de obras no estado chega a 352, sendo que destas 150 estão sendo realizadas na capital e 202 no interior.
Os investimentos ultrapassam 1,6 bilhão de reais, o que significa geração de emprego e renda em todo o estado. “Ao mesmo tempo em que promovemos a melhoria da qualidade de vida das populações ­ principalmente do interior, com a construção de escolas e hospitais, além de estradas e vicinais­, nós também estamos levando emprego e renda para os municípios mais distantes”, destacou a secretária.
Sobre as obras, ela explicou que parte delas é gerenciada diretamente pela SEINF, como contratante, enquanto outra parte é contratada pelas demais secretarias, como as de Educação e de Saúde, ficando o processo de fiscalização sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura. Os convênios com as prefeituras do interior inserem-se neste segundo caso.
A gestão do governador Eduardo Braga inovou o conceito de fazer obras no Estado do Amazonas, segundo opinião da secretária, em razão da instituição do chamado planejamento estratégico e do conceito de obra estruturante.
Esse planejamento estratégico levou a um mapeamento dos setores mais sensíveis, das áreas mais carentes na capital e no interior, proporcionando aos técnicos de Planejamento a possibilidade de eleger prioridades em todos os setores. Além disso, esse planejamento permitiu a criação de programas como o Zona Franca Verde, por exemplo, que através de parcerias entre os mais diversos setores governamentais, garante assistência ao produtor rural desde o financiamento, passando pela assistência técnica, políticas de menor preço, distribuição e comercialização garantida.
A visão orgânica do governador Eduardo Braga, que pensa a administração estadual como um todo, permite à SEINF participar de um projeto que em tese seria de responsabilidade única e exclusiva da Secretaria de Produção. Essa participação se dá através da construção, recuperação e manutenção de milhares de quilômetros de estradas e vicinais, que permitem tirar do isolamento municípios que antes dependiam apenas dos rios para escoar suas produções.
Sistema viário da capital – Na capital, obras como a da Avenida das Torres demonstram a preocupação do chefe do Executivo Estadual com a questão da mobilidade entre as diversas zonas, entre os diversos aglomerados habitacionais da cidade. Pensada dentro de um esquema maior, que prevê outras intervenções, a Avenida das Torres, que será entregue em março próximo, representa o maior investimento nos últimos dez anos neste setor na capital amazonense, que se vê cada vez mais sufocada sem alternativas viárias para dar fluidez ao tráfego de veículos.
Inserida no contexto das chamadas obras estruturantes, a exemplo da ponte do Iranduba, a Avenida das Torres representa um verdadeiro marco no sistema viário de Manaus, que se ressente a muito tempo de vias alternativas. Ela faz parte de um conjunto de intervenções viárias destinadas a melhorar a acessibilidade entre as diversas zonas habitacionais de Manaus.

A ligação viária norte e sul da cidade de Manaus proporcionada pela Avenida das Torres, o novo eixo viário entre as regiões da Cidade Nova e Flores até as Regiões do Coroado e Distrito Industrial, permitirá a diminuição do volume veicular da Av. Torquato Tapajós e o reordenamento da malha urbana da região em torno do eixo da linha de transmissão da Amazonas Energia.
Isso está sendo feito através do aproveitamento da faixa de domínio existente sob a linha de alta tensão desde a subestação de Manaus, na região do Coroado, até a região da Cidade Nova, com a criação de duas pistas, com     3 faixas de rolamento por sentido de fluxo separadas por canteiro central de 40m de       largura; além da construção de aproximadamente12km de pista em seu corpo principal – pista esquerda, direita e   marginal; consolidação e abertura de 3,5km de ruas e avenidas de acesso à Avenida das Torres; construção de duas pontes de 70m de vão cada, sobre o Igarapé do Mindú; e a criação de bolsões de quadras residenciais com ruas sem acesso direto às pistas da avenida, para minimizar o aumento do tráfego de veículos no interior das quadras.
Outras intervenções viárias – Dentre estas intervenções destacam-se, por exemplo, o novo viário da Avenida Brasil, no bairro da Compensa; o redimensionamento das vias já existentes e a implantação de novas vias de acesso à ponte do Iranduba, na Compensa; o redimensionamento da Avenida Recife, desde o prédio da Assembléia Legislativa do Estado até a entrada do Aeroclube, que passará a dispor de mais pistas de rolamento para aumentar a fluidez de veículos naquela área; o mesmo está sendo feito na Avenida Max Teixeira com a Torquato Tapajós, em direção ao aeroporto, com o alargamento da via e construção de mais uma passagem de nível na saída da Cidade Nova, para facilitar o tráfego em direção ao aeroporto e em direção ao centro da cidade.
Ainda falando sobre a Avenida das Torres, que estará sendo entregue em março próximo, além de desafogar as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, ela reduzirá drasticamente o tempo gasto nas viagens entre a zona Norte e as zonas Sul e Leste da cidade, isso porque qualquer trajeto que antes teria que passar forçosamente pela Constantino Nery ou pela Grande Circular, poderá ser feito diretamente pelo meio da cidade. Para se comprovar isso, basta olhar o mapa de Manaus e verificar que em vez de ficar dando voltas o motorista poderá tomar um verdadeiro ‘retão’ entre a Cidade Nova e o Coroado, por exemplo, ou até o Distrito Industrial.
Avenida Brasil – Este projeto é mais daqueles considerados estruturantes, até mesmo por conta da Copa de 2014 está chegando e uma das exigências para as cidades sede é exatamente a questão da acessibilidade.
Esta obra, quando pronta, oferecerá um viário completamente novo, não apenas para os moradores dos bairros da Compensa e São Jorge, como também para todos os motoristas que demandam por aquela área da cidade.
Para acessar o bairro da Compensa, atualmente, o motorista dispõe atualmente de uma via bem estreita, desde o Boulevard Álvaro Maia, e que em determinado momento passa a ser utilizada em duas mãos – o que atrapalha ainda mais o trafego-, sendo obrigado a retornar pelos bairros de Santo Antonio, São Raimundo e Glória, para depois acessar o centro via bairro de Aparecida.
Quando a obra de revitalização da Avenida Brasil estiver pronta, com a nova ponte sendo liberada para o tráfego – ponte esta que passa a ser a quarta sobre o igarapé de São Raimundo-, além dos pontilhões construídos pela UGP/SEINF sobre o igarapé do Franco, o novo viário permitirá ao motorista usar os dois lados nos sentidos mão e contramão desde o Boulevard Álvaro Maia até a Estrada da Ponta Negra. Isso significa economia de tempo e de dinheiro, além de maio fluidez no tráfego de veículos no local.
Novos viários – Além destes exemplos já citados, o Governo do Estado também está aumentando o leque de alternativas viárias com a construção de ruas e avenidas ao longo dos igarapés que estão sendo trabalhados pelo PROSAMIM.
Igarapés como a Sapolandia, Bombeamento e Franco, na zona Oeste; além do igarapé do 13, o da Cachoeirinha e o do 40 na zona Sul, são exemplos da utilização das margens destes cursos d’água para a construção de novos viários. No caso do igarapé do 40, cuja segunda etapa já está em andamento, o Governo do Estado está construindo um sistema viário inteiramente novo desde a chamada Manaus Moderna, desde o Porto de Manaus até o Distrito Industrial.
Quanto à Cachoeirinha e ao Igarapé do 13, áreas antes inacessíveis hoje estão interligadas, permitindo a entrada de ambulâncias, de carros coletores de lixo, de viaturas policiais, etc. Além destas obras, o Governo do Estado também trabalha na recuperação do viário já existente de diversos bairros das zonas Norte e Leste de Manaus.