Recuperação de vicinais impulsionam produção no Amazonas

O governador do Amazonas, David Almeida, determinou celeridade na conclusão da obra de pavimentação da Estrada do Fontinelli, localizada no município de Nova Olinda do Norte, que está sendo realizada por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). O percentual físico da obra está perto dos 100% de obra pronta e os trabalhos de aplicação do revestimento asfáltico já estão concluídos. Estão sendo executados agora os serviços de drenagem superficial e sinalização da estrada.

A estrada, com 6,70 km de extensão, recebeu investimentos da ordem de R$ 4.007.405,32. Sua revitalização impulsionará a economia local, principalmente a do setor primário, pela facilidade na circulação e comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros, que chegam até a sede do município através do Paraná do Urariá.

A sede do município de Nova Olinda do Norte também recebeu obras de recuperação de seu sistema viário, com investimentos diretos da ordem de R$ 22.371.253,47, garantindo trafegabilidade e qualidade de vida para a população local. Distante 135 km de Manaus em linha reta, tem população estimada de 35.156 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o engenheiro Roberto Palmeira, a recuperação e manutenção de estradas e vicinais no interior é a forma mais direta de garantir o desenvolvimento e a geração de emprego e renda nos municípios. “É o investimento que apresenta o maior retorno social e econômico para estas comunidades”, defendeu.

Essa obra está inserida na estratégia seguida pelo governador David Almeida, de dotar o interior do estado de uma malha viária rural que permita a comunicação, bem como a circulação de riquezas e o escoamento da produção de cada município em direção aos grandes centros consumidores, ou seja, em direção às sedes municipais e à capital, Manaus.

Estrada de Autazes – Depois de inaugurar as obras de recuperação da vicinal da Comunidade do Novo Céu, com 18,5 km de extensão, o Governo do Amazonas continua investindo na melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona rural e da sede do município de Autazes, agora com a recuperação de mais dez quilômetros da Estrada de Autazes, a AM-254, que recebeu serviços de manutenção e conservação com limpeza, drenagem e recapeamento asfáltico.

Distante 113 km de Manaus, em linha reta, e com 37.033 habitantes, segundos dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Autazes é o mais importante centro produtor de leite e de seus derivados no interior do Amazonas. As obras são supervisionadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).