Secretaria de Infra-Estrutura discute em Brasília cronograma de construção de portos no Amazonas

O Governo do Estado do Amazonas participou, na última quinta-feira, 15, em Brasília, através de uma comitiva liderada pelo Secretário de Estado de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior, de uma reunião com técnicos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DENIT, para tratar prioritariamente do cronograma de obras dos onze portos de responsabilidade do Estado, através de convênios com o Ministério dos Transportes.

Participaram da comitiva, além do secretário de Infra-Estrutura, Orlando Mattos Junior, a secretária Marta Braga, empreiteiros envolvidos na construção dos portos, consultores e técnicos da própria SEINF, encarregados de acompanhar e de fiscalizar o andamento das obras.

Na pauta da reunião – que contou com a presença do Diretor Geral do DENIT, Luiz Antônio Pagot-, o reajustamento de projetos e do cronograma das obras dos terminais hidroviários dos municípios de Autazes, Borba, Boca do Acre, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Coari, Manicoré, Tabatinga, Tefé e o Porto de São Raimundo, em Manaus. Todos estes portos já estão com obras em andamento, segundo informou o secretário Orlando Mattos Junior, sendo que os de Coari, Itacoatiara, Manacapuru e Tabatinga.

“O nosso objetivo foi exatamente o de analisar o estágio físico das obras, para atualizar o cronograma das obras navais e civis. Até porque existe uma distinção entre as obras de estaleiro e as do chamado retro porto, ou seja, as instalações físicas destes”,  explicou o secretário.

Segundo informou Orlando Mattos Junior, o governador Eduardo Braga enviou uma verdadeira tropa de choque a Brasília, para discutir o processo de atualização dos projetos e o cronograma destas obras, de modo a acelerar tanto as obras civis, nos municípios, com a construção das instalações portuárias, como terminais de passageiros e de carga; e ainda as obras de estaleiro, onde são construídas as balsas para a atracação dos barcos. As balsas estão sendo construídas em estaleiros da capital.

“Considero que a reunião com os técnicos e com o Diretor Geral do DENIT foi bastante proveitosa”, afirmou o secretário, destacando que a partir da exposição dos problemas e dificuldades detectados, foi possível estabelecer um cronograma de projetos e de obras compatível com a situação de cada município e com o desembolso e aditamentos necessários.

Ele reforçou a informação de que as obras nestes portos estão em andamento, bem adiantadas, e que a reunião da última quinta-feira teve por objetivo tão somente promover alguns ajustamentos e adequações necessárias para que não ocorra mais nenhum atraso no cronograma destas obras.