Secretaria de Infraestrutura do Amazonas faz tratamento de erosão identificada na AM-352

 

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra), identificou por meio de vistoria, uma erosão no km 21 da AM-352, mais conhecida por Estrada de Novo Airão. A estrada dá acesso ao referido município por meio da AM-070, a Estrada Manoel Urbano, na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

 

O trecho apresentou processo erosivo na margem esquerda da pista no sentido Manaus-Novo Airão, o que levou a Seinfra fazer uma avaliação do problema e adotar medidas com o objetivo de evitar que a erosão possa ocasionar maiores transtornos ao tráfego de veículos naquela área.

 

A erosão já está recebendo atenção prioritária do Departamento de Engenharia da secretaria, e receberá tratamento imediato para evitar que ela possa se expandir e alcançar a pista. O trabalho consistirá na recuperação da drenagem superficial, com a colocação de meio-fio e sarjeta em todo o trecho atingido, para impedir que as águas da chuva escoem pela erosão como escape da pista.

 

“Faremos o desvio do caminho da água, principalmente da água da chuva, do local erodido, para evitarmos que a cratera cresça mais, impossibilitando que ela chegue até a estrada. Faremos tudo isso, ao mesmo tempo em que preparamos o terreno para uma obra maior, com a total recuperação do trecho atingido”, explicou a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar. Ela acrescentou também que será feito a recomposição das saídas d’água, redimensionando-as no seu curso e desviando da área em questão.

 

A Construtora Tarumã que é responsável pela manutenção da rodovia AM-352 executará a obra, e já realiza em conjunto com técnicos da Seinfra um levantamento topográfico do local, para verificar qual a extensão da erosão e quanto será necessário de investimentos para recuperar totalmente a área, tão logo cesse o período de chuvas.

 

A secretária Waldívia Alencar informou ainda que durante as inspeções realizadas nos últimos dias na AM-352 foi detectado outro início de processo erosivo, no km 23, que também está recebendo o mesmo tratamento aplicado à situação anterior. Segundo a avaliação dos engenheiros Seinfra, esta segunda erosão não apresenta grandes riscos ao tráfego de veículos na rodovia.

 

 

ASCOM/SEINFRA