Ação preventiva do Governo do Estado evita ruptura da pista da Manaus-Itacoatiara

O deslocamento imediato de homens e máquinas, na última quarta-feira, 2, até as imediações dos quilômetros 202 e 203 da AM-010, determinado pela Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SEINF), evitou que a pista da Manaus-Itacoatiara sofresse um dano maior, como o desmoronamento de uma de suas pistas.

O problema foi ocasionado, de acordo com a equipe da SEINF que compareceu ao local, sob o comando do Gerente de Obras Viárias – Eng. Ribamar Valdevino, em função da obstrução de uma linha de bueiros, por parte de um morador local para o represamento do igarapé para a criação de peixes.

O morador construiu uma pequena barragem, conhecida como ‘monge’, que provocou a erosão e que poderia determinar o desmoronamento de parte da pista.

Ciente do problema, a SEINF agiu de imediato, determinando à empresa responsável pelos serviços de conservação da estrada, que promovesse a desobstrução do bueiro, com retirada do material deteriorado e recomposição do trecho com a colocação de material e compactação, para posterior colocação de revestimento asfáltico, o que já foi feito ainda na tarde desta quinta-feira.

Essa ação teve início ainda na quarta-feira, segundo informou o engenheiro Ribamar Valdevino, para que não houvesse nenhum problema ao tráfego de veículos entre Manaus e o município de Itacoatiara neste trecho específico.

Na realidade, trata-se de uma ação rotineira de conservação e manutenção do leito da pista da AM-010, segundo informaram os técnicos da secretaria, trabalho que também em outras estradas sob a responsabilidade da SEINF.