Avenida das Flores proporciona maior mobilidade urbana em Manaus

Ao investir em obras para o desenvolvimento da região metropolitana de Manaus, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está em andamento com a construção da Avenida das Flores, com várias frentes de trabalho em toda capital. Segundo dados da Seinfra, a Avenida já possui um trecho em pleno funcionamento.

Em junho de 2016 foram liberados os primeiros 6,5 km do trecho 4 da Avenida das Flores, localizado entre a Rua 7 de maio, zona Norte, até a AM-010. Esse trecho beneficia diretamente os moradores dos bairros da Cidade Nova, Nova Cidade, Santa Etelvina, João Paulo, Conjunto Viver Melhor e conjuntos Cidadão V, VII e XII.

O engenheiro Jerocílio Simões, responsável pelo Departamento de Obras da Capital, fez a seguinte avaliação quanto aos benefícios que a Avenida das Flores traz à população: “A entrega dos seis primeiros quilômetros do trecho 4 da Avenida das Flores proporciona o surgimento de mais uma via expressa na malha viária de Manaus, distribuindo melhor o tráfego e aumentando as opções de trânsito para os motoristas”.

Para a conclusão da obra do trecho 4, que liga a Avenida 7 de Maio até a Avenida Margarita, está interditado desde o dia 11 de julho – por um prazo de 360 dias, o trecho  dá acesso ao Conjunto Carlos Braga. Nesse trecho estão sendo feitos os serviços de drenagem, reforço de base, sub-base e asfalto, bem como a trincheira que dará acesso pela Avenida Margarita. Durante o período de interdição, existem duas rotas alternativas para acesso ao Conjunto. Rota 1: Avenida Margarita / Avenida Samaúma / Carlos Braga. Rota 2: Avenida Curaçao / Marginal do Passarinho / Avenida Samaúma / Carlos Braga.

O trecho 3, localizado entre a Rua Fênix, na Cidade Nova I, até o Igarapé do Passarinho, no Monte das Oliveiras, está em fase de terraplanagem; quando concluído terá 1,7 km de extensão. Já o trecho 2, que terá 1,2 km de extensão, está situado entre a Avenida Timbiras e a Noel Nutels, na Cidade Nova I. A construção da primeira trincheira já está concretada. Com isso, pode-se dizer que até setembro deste ano ocorrerá a liberação da parte superior do acesso pela Avenida Timbiras. A outra trincheira será construída na Avenida Noel Nutels, sob o Terminal de ônibus da Cidade Nova I, o T3.

Com investimento de R$ 244,4 milhões, a Avenida das Flores possuirá 11,1 km de extensão mais os 6,2 km da Avenida das Torres, será o maior corredor de ônibus de Manaus. A Avenida das Torres abrange os bairros do Coroado, Aleixo e Cidade Nova I. Quando estiver em pleno funcionamento, a Avenida das Flores será uma nova alternativa de rota aos veículos que trafegam entre as zonas Leste, Centro-Sul e Norte.