Banco latino de financiamento visita áreas de projetos do Governo do Estado

 

O Governo do Estado do Amazonas recepciona nesta terça-feira, 21, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) uma equipe do CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina, que fará uma visita aos igarapés que cortam a cidade, para avaliar os projetos do Programa Sócio Ambiental dos Igarapés de Manaus.

Na pauta está o financiamento das obras de revitalização dos igarapés da Comunidade da Sharp, na zona Leste; de São Sebastião, no bairro de Petrópolis, zona Sul; igarapé do Bindá, no bairro da União, zona Centro–Sul; e do igarapé do SESC, localizado no bairro da Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. Todas essas obras serão executadas pela Seinfra por meio da sua Unidade Gestora do Prosamim (UGP/Seinfra).

A equipe é composta pelos técnicos Marlene Milles e Jorge Concha, responsáveis pelo programa; Armando Grisanti, consultor da CAF para os temas econômicos e financeiros; e Alfredo Paolilio, que é ambientalista. Eles chegaram a Manaus na noite desta segunda-feira, 20, quando foram recebidos por técnicos da Seinfra.

Na agenda conjunta prevista para esta terça-feira entre o Governo do Estado, representado pela Seinfra, e a CAF, consta uma reunião de serviço no Park Suítes Manaus, na Ponta Negra. Depois desta reunião terá início – pela parte da manhã até o meio dia, o cronograma de visitas aos igarapés, tendo como ponto de partida os igarapés do SESC e Bindá, terminando pelo Franco e Bombeamento.

A agenda da manhã desta terça-feira será completada com um almoço de trabalho na Sede do Governo, quando a equipe será recebida pelo Vice-Governador do Estado, José Melo. Na parte da tarde, as equipes voltam a campo para visitar os igarapés de São Sebastião, Sharp e Mestre Chico.

A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, disse estar confiante de que o financiamento para as obras de requalificação urbanística destes igarapés será aprovado logo após a visita dos representantes da CAF – o Banco de Desenvolvimento da América Latina, que conhecerão de perto as obras já realizadas em outros igarapés e que servirão de parâmetro para as demais.

A agenda dos consultores e especialistas internacionais da CAF se estenderá até a próxima quinta-feira, 23, com reuniões técnicas e discussão dos projetos.

ASCOM/SEINFRA