Chuvas não alteram calendário de obras na Manaus-Itacoatiara

Apesar dos esforços da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF, que intensificou as ações no km 242 da AM-010, a Manaus-Itacoatiara, trabalhando em três turnos na troca de uma linha de bueiros, as fortes chuvas que voltaram a cair naquela região nesta sexta-feira forçaram uma nova redução no ritmo de trabalho. 
          “Nós já concluímos a construção dos berços de alvenaria para a sustentação da tubulação e assentamos os tubos, mas as chuvas voltaram a cair de forma intermitente, impedindo a continuidade dos trabalhos”, informou o engenheiro Jair Téofilo. 
           De acordo com o engenheiro, a previsão de entregar a obra no fim desta semana continua valendo, desde que o sol apareça neste sábado e domingo. Ele informou que o aterro não foi colocado por conta da chuva, mas que a parte mais complexa da obra está pronta, que é exatamente a colocação da linha de bueiros. A Secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar adiantou que o pessoal continua mobilizado, aguardando somente que o tempo melhore para continuar o serviço. 
           Além dos engenheiros da SEINF e da ETAM – que coordenam os trabalhos, a equipe composta por operadores de máquinas, carpinteiros, pedreiros e serventes está a postos para concluir a obra. 
           Desvio – outra informação oriunda do canteiro de obras do km 242 da AM-010 diz respeito ao desvio lateral, construído para permitir a passagem de veículos nos dois sentidos, entre Manaus e Itacoatiara. De acordo com o engenheiro Jair Teófilo, apesar da chuva, o desvio está funcionando normalmente, com a ajuda de um trator que facilita a subida de veículos pesados. “Os carros continuam passando e quando acontece de um ou outro não conseguir subir a ladeira nós acionamos imediatamente um trator para puxar o veículo”, explicou o encarregado da obra. Paralelamente a isso, a Construtora ETAM, responsável pela manutenção da AM-010, está atuando no trecho compreendido entre Manaus e a sede do município do Rio Preto da Eva.