Comitiva do Governo do Amazonas verifica obras em Parintins

Por determinação do governador Omar Aziz, uma comitiva do Governo do Amazonas foi até ao município de Parintins (distante 368 quilômetros de Manaus) acompanhar o andamento das obras de ampliação do Bumbódromo e das orlas dos bairros da Francesa e da União.
A comitiva foi formada pelo vice-governador José Melo, a secretária de Governo, Rebecca Garcia, a secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar, e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto. O prefeito de Parintins, Alexandre Carbrás, e vários vereadores da cidade também acompanharam a comitiva.
O primeiro local visitado foi o Bumbódromo de Parintins que está há mais de 180 dias em obras para ampliar, modernizar e fazer adequações para o Festival Folclórico de Parintins. Segundo a secretária Waldívia, a previsão para a conclusão das obras é de 10 a 15 de junho.
Megaestrutura – No local, a comitiva conversou com os engenheiros que explicaram que o principal objetivo é transformar o Bumbódromo em um grande teatro a céu aberto, oferecendo uma megaestrutura. Entre os diferenciais da construção, vale destaque uma estrutura metálica que receberá os equipamentos de som e iluminação com mais de 105 metros de comprimento, 30 metros de altura, 8,3 metros de largura e 140 toneladas. A estrutura está sendo fabricada fora do Estado e é considerada uma das melhores do país, com o aval técnico de três engenheiros.
Além disso, a arena do festival vai receber mais camarotes, área especial para deficientes físicos, novas especificações técnicas do Corpo de Bombeiros, três elevadores, banheiros, ampliação das arquibancadas para aumentar a capacidade de 12 mil para mais de 16 mil pessoas entre outros serviços. Também receberá salas de aulas para uma escola de artes e para desenvolver na cidade os cursos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
“Foi gratificante ver que as obras estão em ritmo acelerado e vamos passar um relatório sobre tudo isso para o governador Omar Aziz, que ver com muito carinho e atenção o que está acontecendo aqui (em Parintins). A obra de ampliação do Bumbódromo será entregue antes do cronograma e é importante mostrar que é um trabalho sério, com resultados positivos. Neste ano, vamos receber o amazonense e o turista de fora com muito mais qualidade, mais conforto e mostrar uma tecnologia mais avançada”, comentou a secretária Rebecca Garcia.
Orla de Parintins – A comitiva do Governo também foi verificar a construção de uma orla no bairro da Francesa. Nessa área, eles encontraram um problema de escoamento de terra que paralisou as obras. A secretária Waldívia informou que voltará ao município ainda nesta semana para conversar com a empresa responsável pela obra e com o engenheiro da prefeitura de Parintins.
“Verificamos que parte do serviço executado na orla (do bairro) da Francesa está comprometida por conta das chuvas. Pois, a empresa que foi contratada pela prefeitura não fez a proteção devida contra as chuvas. Em virtude disso, marcamos de retornar na cidade na próxima quinta-feira (28) para buscar uma solução para esse problema”, disse a secretária de Infraestrutura.

AGECOM/ASCOM-SEINFRA